• Prefeitura de Feira incentiva hidratação oral de pacientes nas unidades de saúde

Prefeitura de Feira incentiva hidratação oral de pacientes nas unidades de saúde

26 de março de 2019 \\ Geral

Os esforços da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, no combate a dengue continuam. As Unidades Básicas de Saúde estão adotando o “Cantinho da Hidratação”. A medida visa alertar e incentivar a importância da hidratação oral para o alívio dos sintomas.

A decoração especial, com auxílio de cartazes, chamou atenção da paciente Elizangela Bezerra na manhã desta segunda-feira, 25, na Unidade de Saúde de Galhardo. Por apresentar sintomas da dengue, ela foi encaminhada, após atendimento, para o Cantinho da Hidratação. “Eu gostei muito, achei excelente a iniciativa e tive um ótimo acolhimento da equipe”, afirma.

Alessandra de Almeida, também paciente da unidade, aprovou a ideia. Além dela, todos as pessoas que adentram com febre, dor de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas no corpo tem recebido esse cuidado especial.

A enfermeira da localidade de Galhardo, Gisely Carneiro, relata que esses pacientes passam por triagem e atendimento, após isso a notificação é feita, junto a prova do laço e monitoramento. Sendo em seguida encaminhados para a hidratação.  “Realizamos a solicitação de exame, acompanhamos o paciente e fornecemos as orientações pertinentes sobre os cuidados necessários para quem é acometido com a doença”, ressalta.

Outras unidades também têm adotado a medida. A ingestão de líquidos, como água, chás e soro caseiro pode evitar o agravamento da dengue e deve ser iniciada assim que o paciente apresentar os primeiros sintomas. A hidratação pode ser feita tanto em casa, como nas unidades.

“Essa estratégia faz parte do plano de ação para reforçar cuidados essenciais, a fim de promover uma melhor recuperação aos pacientes”, ressalta a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.