•  Deputado Arimateia preside Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Optometria

Deputado Arimateia preside Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Optometria

23 de março de 2019 \\ Geral

Com o Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) lotado, o deputado Estadual José de Arimateia (PRB-BA), presidiu nesta manhã de quinta-feira (21), a Sessão Especial pelo Dia Internacional da Optometria, celebrado no dia seis de março. A cerimônia, proposta pelo deputado Estadual Pastor Isidório Filho (AVANTE), é a sexta ocasião, que José de Arimateia participa ativamente em prol dos optometristas na Casa, na busca pela regulamentação da profissão no Estado. Hoje a Bahia conta com apenas 600 oftalmologistas para 15 milhões de habitantes.


Para ilustrar a importância da cerimônia, o deputado Arimateia afirmou que é muito importante fazer parte de um evento em homenagem a profissionais que lutam diariamente pelo acesso universal à saúde visual. Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia e membro Titular da Comissão de Saúde e Saneamento do Parlamento Baiano, o republicano disse que ainda há um caminho longo a se avançar quando o assunto é Saúde Pública e Atenção Básica. “Como já é do conhecimento de todos, há uma demanda crescente de população necessitada de cuidados primários visuais e o Sistema Público de Saúde, já saturado, não consegue supri-la em sua totalidade. Torna-se, então, neste panorama atual, necessário e louvável o suporte dos optometristas. E aqui quero me referir e cumprimentar a todos vocês, sem exceção: técnicos, graduados em nível superior e pós-graduados, cuja causa eu apoio incondicionalmente e em todos os níveis da educação”, enfatizou Arimateia.


Conforme relatou o optometrista especializado em Optometria Comportamental, Fernando Nassif, nos países desenvolvidos o oftalmologista cuida da saúde e doenças dos olhos, da prescrições medicamentosas, das cirurgias, enquanto o optometrista cuida da função visual, da performance e do desempenho. “É importante salientar que são profissões complementares. Dessa forma entra não somente as prescrições, mas as reabilitações, os trabalhos terapêuticos, que nós podemos oferecer. Essa, por exemplo, é uma área que tenho me dedicado muito atualmente”, explicou.


Durante a cerimônia, diversas autoridades foram homenageadas com troféu pela Faculdade Internacional de Evolução Profissional (FIEP), primeira instituição especializada em estudos da visão na Bahia. O deputado Arimateia recebeu a honraria das mãos da diretora Geral da Faculdade Internacional de Evolução Profissional (FIEP), Carla Mota e também da presidente da Associação dos Óticos e Optometristas do Brasil e coordenadora da FIEP, Aline Haack em reconhecimento ao seu trabalho dedicado aos profissionais da área.


Também estiveram presentes na cerimônia, Jorge Negrão, representante do mandato do deputado Federal Pastor Sargento Isidório, o Senhor Joel Gonçalves, representante do mandato do deputado Estadual Pastor Isidório Filho, o coordenador da Faculdade Internacional de Evolução Profissional, Artemir Bezerra, o professor em Optometria, especializado em Gestão de Saúde, Eduardo Moura, além do professor e representante do Corpo Docente da Fiep, George Medeiros e diversos alunos da FIEP.

Fonte: Ascom

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.