• JOSÉ DE ARIMATEIA PARABENIZA VÁRZEA DA ROÇA POR ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO

JOSÉ DE ARIMATEIA PARABENIZA VÁRZEA DA ROÇA POR ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO

03 de março de 2019 \\ Geral

O deputado José de Arimateia (PRB) congratulou-se com o município de Várzea da Roça, que completou, no último dia 25, 34 anos de emancipação política e administrava. 

O parlamentar mencionou na moção a história de Várzea da Roça, que se iniciou por volta da década de 1940 nas terras do município de Mairi, chamado na época de Monte Alegre da Bahia. A localidade nasceu pelas mãos dos tropeiros que cavalgavam pela via que ligava Morro do Chapéu a Feira de Santana, levando produtos diversos para atender as demandas e necessidades das localidades por onde passavam. 

O documento apresentado por Arimateia conta a coincidência de três “Josés”, personagens que desempenharam papel importante na história da cidade: o primeiro, José Mendes, que improvisou um barracão próximo à estrada e a uma grande lagoa, na Fazenda Várzea da Roça, onde se comprava e vendia produtos de cultura local, como também produtos industrializados que vinham de cidades distantes. Os outros seriam José Coelho e José Bastos, que junto ao primeiro, começaram a somar esforços e buscar o desenvolvimento local e o dinamismo do comércio. Assim, onde era uma fazenda, a partir do loteamento e da doação de terras pelos primeiros moradores, iniciou-se o povoamento. 

Com o desenvolvimento da localidade, que pertencia ao município de Mairi, a população do então povoado de Várzea da Roça sentiu a necessidade da independência. Em 25 de fevereiro de 1985, a emancipação foi sacramentada após um longo período de luta do povo varzeano, mantendo seu nome original.

“Este dia é, para mim, muito especial, pelo grande carinho que tenho pelo povo varzeano. Nada mais justo e oportuno que a edilidade desta Casa homenageie e destaque a passagem do aniversário de emancipação política da querida cidade de Várzea da Roça, em face da sua persistente luta pelos direitos dos filhos desta terra e da importância e representatividade no nosso estado”, enfatizou.

Fonte: ALBA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.