• ALBA: FABÍOLA MANSUR PROPÕE HOMENAGEM A EVA LUANA

ALBA: FABÍOLA MANSUR PROPÕE HOMENAGEM A EVA LUANA

26 de fevereiro de 2019 \\ Geral

A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou indicação, em 2015, ao Governo do Estado para criação do Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Após intensos debates na Assembleia Legislativa, o assunto voltou à tona com a visita de Eva Luana à parlamentar. Fabíola está propondo que o Fundo seja rebatizado com o nome da estudante, que denunciou nas redes sociais uma série de violência, tortura e terror pelo seu padrasto em Camaçari. 

A estudante esteve na ALBA na última sexta-feira (22) em busca de apoio institucional à sua luta por justiça. No encontro, a estudante relatou o caso de horror que sofreu ao lado da mãe ao longo de oito anos, mas também de coragem e superação a partir do momento em que ela decidiu enfrentar as ameaças e denunciar ao mundo o seu caso. Eva quer ser uma voz na luta em defesa de centenas de milhares de mulheres que são violentadas no Brasil diariamente e aceitou entregar o seu nome ao que será chamado de Fundo Eva Luana de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.

Fabíola argumenta que os números da violência contra mulheres na Bahia são motivos suficientes para que sejam estabelecidas medidas para tentar reverter o quadro. Segundo o Mapa da Violência, o estado baiano é o 6º lugar no ranking nacional em casos de violência contra a mulher.

“O fundo será um importante instrumento de luta para fortalecermos a política estadual de enfrentamento à violência e o combate ao feminicídio, principalmente no momento de crise financeira”, defende Fabíola. A deputada aponta que o fundo poderá receber dinheiro não apenas do orçamento estadual, mas também de doações privadas, convênios com organismos nacionais e internacionais. “Seus rendimentos serão investidos em ações concretas, fortalecendo a rede de serviços para as mulheres, assistência às vítimas, campanhas de prevenção, medidas pedagógicas, ações de apoio ao acolhimento a mulheres agredidas – a exemplo de casas de abrigo, e novas delegacias especializadas”, disse Fabíola.

“A aprovação deste projeto pelo nosso governador Rui Costa é fundamental para fortalecermos as políticas para as mulheres, para alcançarmos mais resultados nesse universo cruel do machismo e da violência, que atinge diariamente milhares de Evas Luanas, que hoje se tornou um ícone vivo da luta feminina. Somos solidárias à história de força e superação de Eva Luana, que nos comove mas também nos dá energia para seguirmos na luta por ela e outras garotas”, afirmou a deputada, que anuncia a criação de uma campanha pela criação do Fundo Eva Luana.

Fonte: ALBA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.