• No dia mundial do câncer, Governo do Estado implanta 14 leitos de hematologia no Hospital Geral Roberto Santos

No dia mundial do câncer, Governo do Estado implanta 14 leitos de hematologia no Hospital Geral Roberto Santos

04 de fevereiro de 2019 \\ Geral

Os pacientes com distúrbios hematológicos em fase de diagnóstico e tratamento inicial terão a partir de hoje (4) uma enfermaria com 14 leitos disponíveis no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). A unidade, que é a primeira na rede pública estadual, foi inspecionada pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta manhã.


 


“Existe uma demanda reprimida por leitos nesta especialidade e tendo em vista que os hospitais Santa Izabel, Aristides Maltez, bem como o Hospital das Clínicas ofertam vagas em número insuficiente, o Governo do Estado tomou a decisão de investir na rede própria, visto que os pacientes de hematologia aguardavam até 30 dias por um leito”, afirma Vilas-Boas, ao pontuar que ainda hoje serão transferidos sete pacientes para a unidade.

Nestes leitos serão admitidos pacientes com quadros de anemias, distúrbios plaquetários, leucocitoses não confirmados ainda como leucemias ou linfomas, além de mielomas e outras doenças em investigação. Também será possível iniciar algumas terapias específicas para leucoses.

A enfermaria de hematologia contará ainda com o suporte da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), que dará apoio técnico com profissionais e hemoderivados. Como efeito complementar, a introdução de uma enfermaria de hematologia aperfeiçoa a residência de Clínica Médica no HGRS

“Pelas características dos pacientes, muitos com imunodepressão, doenças autoimunes, alguns infectados, o perfil de pacientes que serão atendidos na enfermaria será mais rico e complexo, proporcionando ainda mais conhecimentos aos estudantes e residentes”, aponta o secretário.

No que tange ao serviço de infectologia e HIV/Aids do HGRS, que inclui a enfermaria de infectologia e o ambulatório de HIV/Aids, estes serão absorvidos pelo Instituto Couto Maia, que é o maior e mais moderno hospital especializado em doenças infecto-contagiosas do Brasil.

Dia Mundial do Câncer

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer é lembrado todo ano em 4 de fevereiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.