• Publicitários celebram dia da profissão com avaliação do mercado atual

Publicitários celebram dia da profissão com avaliação do mercado atual

01 de fevereiro de 2019 \\ Geral

Segundo dados do setor, a indústria da comunicação no Brasil movimenta, aproximadamente, R$ 120 bilhões ao ano, o que corresponde a mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Muito desse resultado positivo se deve à versatilidade do publicitário, profissão que desempenha importante papel na cadeia econômica e que celebra, neste 1º de fevereiro, seu dia. Neste contexto, Gustavo Queiroz, presidente do Sinapro-Bahia (Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia), avalia que o profissional de publicidade tem uma grande relevância nos resultados alcançados pelos clientes das agências.


“Hoje, ao observar a situação mundial, verificamos que, nunca antes, a comunicação teve tanto poder, relevância e importância”, afirma a publicitária Carol Cruz. Segundo ela, que é professora e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Uniceusa, “o publicitário entra justamente nessa situação, trazendo formas diferenciadas e possibilitando a facilidade do acesso à informação, à comunicação e à interatividade entre o comércio, ou seja, a movimentação da economia e os clientes”, ressalta.

Diante da revolução da era digital, o publicitário se adaptou. “Agora, o mundo está passando por grandes mudanças, a publicidade também mudou, mas o publicitário tem talento para mudança e a gente está construindo uma nova publicidade”, observa Ana Carolina Monteiro, diretora do núcleo de Planejamento, Conteúdo e Mídias Sociais do Grupo Engenho. O estudante do 5º semestre do curso de Publicidade e Propaganda da Unifacs, Bruce Marinho, já está ciente deste novo cenário profissional. “Engraçado que quando nós entramos na faculdade, temos uma dimensão um pouco estreita. Só conseguimos enxergar a parte da criação, mas descobre, então, um mundo novo. Um mercado muito rico, que envolve áreas como mídia, planejamento, produção, e profissionais de diversas habilidades e perfis”, observa.

Um dos exemplos dessa diversidade de atuação é o publicitário Paulo Magalhães, que responde pela coordenação de Marketing do Salvador Norte Shopping. Ele explica que um dos principais desafios de trabalhar no marketing de um centro de compras é estar sempre conectado ao consumidor, para oferecer um conteúdo que seja relevante e opções de experiências marcantes. “Para isso, a gente conta com a parceria da nossa agência de publicidade, da nossa assessoria de imprensa e comunicação e dos demais fornecedores de comunicação visual, que fortalecem o mercado de publicidade na Bahia”.

A importância e a responsabilidade social do trabalho do publicitário são lembradas por Lucas de Ouro, sócio-Diretor de Criação na Tuppi Criatividade e membro da diretoria do Clube de Criação da Bahia (CCBA). “A gente tem uma responsabilidade social, cultural, afinal de contas, tudo que a gente cria dentro da agência reverbera, tudo que a gente faz vai para as ruas, está na boca do povo, e assim a gente cria novos hábitos, e assim a gente, também, reforça alguns estereótipos”, adverte o publicitário.

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