• ALBA: ALEX DA PIATÃ LUTA EM DEFESA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

ALBA: ALEX DA PIATÃ LUTA EM DEFESA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

24 de janeiro de 2019 \\ Geral

Argumentando que a jornada de trabalho de 30 horas semanais é uma luta histórica da categoria, o deputado Alex da Piatã (PSD) apresentou projeto de lei que assegura este benefício aos  enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem do Estado, “que exercem as funções no poder público, rede privada e filantrópica”.

Esta carga horária, prossegue o parlamentar, “proporciona um grande benefício tanto para os trabalhadores da área quanto para aqueles que necessitam de seus serviços, trazendo melhoria dos serviços prestados à população”. 

A implantação das 30 horas semanais em diversas localidades, afirma Piatã na justificativa da proposição, “verificou que houve uma drástica redução tanto de faltas, quanto de atestados médicos, reflexo da melhora da qualidade de vida do trabalhador”. Segundo informa, a “enfermagem é responsável por 60% das ações de saúde em uma instituição hospitalar”. 

Na Bahia, conforme detalha o projeto de lei, “a equipe de enfermagem é composta de 75% de técnicos e auxiliares e 25% de enfermeiros, com elevada concentração (73%) na capital”. A conclusão é da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e apoio do Conselho Regional da Bahia (Coren/BA). 

A sondagem da Fiocruz concluiu que, apesar de 67% dos entrevistados terem apontado como extremamente desgastante o desempenho de sua rotina de trabalho, ela foi considerada satisfatória por 73,8% dos pacientes e familiares atendidos. O estudo ouviu 1.853 profissionais no estado e abrange um universo de 58.136 enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. 

Para Alex da Piatã, os riscos que corre um profissional da enfermagem “são inúmeros e envolvem grande complexidade do processo de trabalho em decorrência da assistência direta e indireta aos pacientes. O trabalho exige o manuseio de materiais perfurocortantes e coloca o profissional de saúde em exposição a fluídos biológicos, riscos químicos, físicos, fisiológicos, psíquicos, de radiação e de contaminação”. Ele concluiu afirmando que a “jornada de 30 horas faz com que o profissional trabalhe por menos tempo e, consequentemente, mais alerta, evitando riscos”. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.