• PREFEITURA DE FEIRA: Aluno de 13 anos é exemplo de evolução a partir do Programa Música na Escola

PREFEITURA DE FEIRA: Aluno de 13 anos é exemplo de evolução a partir do Programa Música na Escola

12 de dezembro de 2018 \\ Geral

O clima das comemorações natalinas contagia os alunos envolvidos no programa Música na Escola todo final de ano. Porém, Lucineide Aquino Brito, mãe de Vanildo Xavier dos Santos, 13 anos, tem muito mais a celebrar do que o Natal. Para ela, a mudança no comportamento do seu filho foi o maior presente. Vanildo é estudante do 5º ano da Escola Municipal Carlos Alberto do Carmo, do bairro Feira IX.

Na manhã de segunda-feira, 10, Lucineide viu de perto, pela segunda vez, a habilidade do seu filho. “Tem futuro!”, comemorou. O garoto foi um dos integrantes do grupo que tocou flauta doce na programação do Natal na Escola, na unidade de ensino.

Apresentação feita por alunos do 2º ao 5º ano da Escola Carlos Alberto do Carmo

Alunos do 2º ao 5º ano, integrantes do Programa Música na Escola, participaram das atividades. A mãe de Vanildo conta que desde que ele ingressou no programa, em 2015, seu comportamento mudou.

“Ele não gostava de estudar, eu precisava ficar sempre relembrando. Hoje em dia, ele está mais obediente e respeitoso”, diz. Vanildo admite seu antigo mau comportamento, mas também reconhece a mudança; a flauta e as amizades conquistadas no programa são fatores que ele destaca como maiores causas de sua transformação.

Josinete dos Santos Santana, monitora do Música na Escola na modalidade Instrumento, foi surpreendida pelo aluno antes do evento. “A programação estava marcada para começar às 8:00; ele chegou aqui às 7:30 pedindo para ensaiar”, conta a professora, rindo.

Programa contribui para melhora na leitura e da frequência 

Para ela, muitos aspectos do programa influenciam essa mudança. “Além da música que, por si só já tem esse potencial, os requisitos para participação são cruciais, como a melhora na leitura e a frequência regular na escola”, destaca.

A diretora da escola, Denise Freitas Silva, descreve as apresentações que marcam o fim de ano como fundamentais para mostrar aos pais todo o trabalho que é desenvolvido com os alunos durante as aulas. "Muitos não conseguem prestigiar as atividades regulares, portanto, esse momento em conjunto é uma ótima oportunidade, pois conseguimos mostrar o quanto os alunos se envolvem com o programa, o quanto ele é importante na formação deles".

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Carlos Alberto, que compõem o coral do programa na unidade de ensino, também se apresentaram no turno da noite.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.