• SAMU reduz em 10 minutos o tempo de chegada ao local de ocorrência depois da base descentralizada

SAMU reduz em 10 minutos o tempo de chegada ao local de ocorrência depois da base descentralizada

20 de novembro de 2018 \\ Geral

Inaugurada há dois meses, a base descentralizada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou 136 atendimentos até a última quarta-feira, 14. O principal aspecto positivo desde a implantação do equipamento, instalado no Paço Maria Quitéria, é a redução de 10 minutos do tempo de chegada da equipe ao local da ocorrência.


“As ocorrências que estão acontecendo na área de abrangência, que antes a ambulância gastava em torno de 10 a 15 minutos para chegar ao local, hoje o tempo médio está em torno de 5 minutos. Uma mudança significativa que traz resultados positivos para a população”, ressalta a coordenadora do SAMU, Maiza Macedo.


Para Maiza, essa otimização no atendimento das ocorrências fortaleceu o primeiro indicador avaliado, que é o tempo resposta. “Isso contribui para a melhoria e qualificação do atendimento com a redução do tempo de espera do usuário”, ressalta.


Atuação em área geográfica em torno do centro da cidade


Com muitas ocorrências clínicas, envolvendo hipoglicemia, dor torácica e desmaios, seguido das ocorrências traumáticas, que envolve acidente de trânsito, ferimento por arma de fogo, arma branca e espancamento, a base descentralizada foi criada usando uma área geográfica em torno do centro da cidade para sua operacionalização.


“Essa unidade móvel atende a bairros como Rua Nova, Vila Olímpia, Feira IX, Jardim Acácia e o comércio, que fazem ligação direta ou indireta com o Centro. Sendo que a solicitação de atendimentos tem sido liderada pelo bairro Rua Nova”, ressalta.


A base Centro do SAMU presta atendimento diário das 7h30 às 18h30, através da solicitação feita pelo número de telefone 192. O serviço é garantido em toda a cidade, 24 horas, todos os dias, através da base sede, situada no bairro Ponto Central.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.