• José de Arimateia luta pela aprovação do PL de sua autoria em prol das Pessoas com Doenças Falciformes

José de Arimateia luta pela aprovação do PL de sua autoria em prol das Pessoas com Doenças Falciformes

23 de outubro de 2018 \\ Geral


No próximo dia 27 de outubro, o Ministério da Saúde destaca o Dia Nacional de Luta Pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, deputado Estadual, José de Arimateia (PRB-BA), busca diariamente a aprovação do Projeto de Lei 22.541/2017 de sua autoria, para instituir no Estado, o Programa de Prevenção de Agravos, Diagnóstico, Assistência Médica Integral e Orientação Educacional às Pessoas com Doenças Falciformes. A última tramitação do Projeto de Lei ocorreu no dia 14 de maio, deste ano. Nesta data o PL foi encaminhado ao Relator, deputado Estadual, Zé Raimundo (PT).


A anemia falciforme, doença genética e hereditária atinge predominantemente a população negra. A Bahia possui a maior quantidade de negros do Brasil, segundo o IBGE, 76,6% de pessoas autodeclaradas, tendo assim a maior incidência da enfermidade. A cada 650 crianças que nascem no Estado, uma apresenta o problema que causa, entre outros sintomas, fortes dores, fadiga intensa, feridas nas pernas, tendência a infecções, além de problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.


Sempre atento ao cenário de implantação em âmbito Estadual e Municipal da Política Nacional para portadores de doenças falciformes, o deputado José de Arimateia, acredita que a Bahia precisa evoluir bastante nesse setor específico. “A Rede de Assistência não está devidamente estruturada, estando ainda muito distante do ideal. Na oportunidade peço uma maior celeridade na aprovação desse Projeto de Lei, pois estamos falando de uma doença que agride severamente os indivíduos. Espero que o parecer seja favorável e que o PL seja finalmente aprovado”, salientou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.