• Planserv não será privatizado, esclarece secretário de comunicação após propagação de fake news

Planserv não será privatizado, esclarece secretário de comunicação após propagação de fake news

31 de agosto de 2018 \\ Geral

Um boato de que o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) será privatizado se propagou nas redes sociais nos últimos dias. Em entrevista ao Acorda Cidade o secretário de Comunicação do Estado da Bahia, André Curvello, afirmou que governo não tem intenção de privatizar o plano de saúde.

“A verdade é a seguinte: O Planserv não será privatizado. Recentemente fizemos uma campanha de esclarecimento, inclusive, utilizamos a expressão é mentira que o Planserv vai ser privatizado. A verdade é que o Planserv está cada vez mais forte e o governo garantiu que não será privatizado, pelo contrário, o Planserv está passando por um processo de modernização e tem garantido a sua sustentabilidade. Faz todos os pagamentos rigorosamente em dia para os prestadores, e está implantando o cartão virtual”, afirmou.

O secretário informou que a fake news já estava circulando e se intensificou depois do anúncio de que o governo contratou, por meio de licitação, uma empresa para desenvolver um sistema de gestão para aprimorar a tecnologia. O novo software otimizou o fluxo operacional com os cerca de 1,4 mil prestadores da rede credenciada.

“O plano é 100% do estado e não existe qualquer tipo de perspectiva de privatização. Neste período eleitoral é muito comum o aumento das fake News. É impressionante como eles vão desenvolvendo uma tecnologia que induz a pessoa a acreditar no que está lendo. Recentes artigos de estudiosos apontam o Brasil como o país do mundo com o terreno mais fértil para a propagação da fake news já que o Brasil é um dos países que mais têm aparelho celular. O Planserv é um dos maiores planos do Brasil, e é o maior do Nordeste com 512 mil vidas. O plano está cada vez mais forte e querendo prestar um serviço melhor ao seu credenciado”, declarou.

O secretário destacou que uma nova Central de Relacionamento foi criada, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, e que o plano foi premiado pela terceira vez consecutiva como a melhor Operadora de Autogestão no Benchmarking, a maior premiação do trade na região Nordeste. Ele destacou também que a polícia está investigando a origem da fake news.

“O Plaserv ganhou de novo um premio de abrangência nacional como o melhor operador de autogestão. Pedimos o apoio de todos para combater essa fake news. Não sei que tipo de interesse é que existe para tentarem manchar a imagem do Planserv que é um plano espetacular. Estamos atentos para isso inclusive acionamos a polícia e mais cedo ou mais tarde esses criminosos serão devidamente punidos. Eles espalharam a falsa informação com a logomarca do Planserv. Os criadores de fake news usam da boa fé de pessoas desavisadas para semear as noticias falsas. Precisamos está atentos para essas notícias falsas nas redes sociais e neste período eleitoral elas aumentam”, reforçou.


Em termos de tecnologia, segundo a Secretaria de Comunicação do Estado, o Planserv implantou a inclusão on-line de recém-nascidos, o cadastro eletrônico para novos beneficiários (em municípios que não dispõem de SAC) e o cartão virtual. Com a contratação, neste ano, de uma empresa de aprimoramento de planos de saúde, um novo site e um novo aplicativo permitiram ampliar o acesso dos beneficiários.

Também foi implantado um novo modelo de auditoria, com visitas beira-leito, acompanhamento de cirurgias e discussão de casos com médicos especialistas. Conforme a secretaria, o objetivo foi acompanhar os serviços prestados pela Assistência de forma mais efetiva e também assegurar o bom investimento dos recursos financeiros. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.