• Arimateia entrega à ALBA Moção de Repúdio pelos crescentes casos de maus tratos a animais

Arimateia entrega à ALBA Moção de Repúdio pelos crescentes casos de maus tratos a animais

27 de julho de 2018 \\ Geral

Como defensor assíduo dos animais no estado da Bahia, o deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na manhã desta sexta-feira (dia 27), uma Moção de Repúdio pelos crescentes casos de maus tratos a animais registrados nos últimos dias. O parlamentar, ressaltou as informações detalhadas nos diversos veículos de comunicação acerca de ações classificadas pelo republicano, como atitudes de frieza e crueldade a atos inimagináveis que geram surpresa e revolta.

No último dia 22 de julho, uma reportagem veiculada pelo “Jornal A Tarde” denuncia, entre diversos casos de atropelamento, abandono e ferimentos, a violência contra “Bombinha”, um cão, que teve um explosivo preso aos testículos pouco menos de um mês atrás, durante os festejos juninos.

Já na última segunda-feira, dia 23, o Portal G1 divulgou o caso de um cavalo que foi colocado como tela de pintura e teve o corpo todo rabiscado por crianças em colônia de férias na Sociedade Hípica de Brasília, justificada, como situação de cunho pedagógico.

Na data de anteontem, dia 25, foi mostrada pelo Site “Acorda Cidade” a venda livre de chumbinho no município baiano de Feira de Santana, tendo sido encontrados sete gatos e um cachorro mortos por envenenamento, na última segunda-feira, dia 23. Mesmo sendo proibido, o chumbinho é um inseticida utilizado inadequadamente para matar ratos e seu uso é extremamente perigoso para crianças e outros animais, que podem ingerir a substância e se envenenar.

Na moção, o deputado disse que como parlamentar e defensor incansável dos direitos à vida e ao bem-estar dos animais, considera ínfimo os dispositivos legais que tratam do tema, além da indiferença por boa parte das autoridades, estimulando, nos agressores e assassinos a impunidade. No documento, o parlamentar falou sobre a relevância da implantação de uma Delegacia Especializada de Proteção aos Animais ou da Delegacia Ambiental para esses seres vivos.

O parlamentar contou que em 2016, foi sancionada na Bahia a Lei Estadual 13.472/2016, de sua autoria, que cria a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, com a finalidade de reforçar o conhecimento, incentivar e resguardar o cumprimento dos direitos destes seres vivos. No ano consecutivo, em 2017, o republicano apresentou dois Projetos de Lei, um determinando o pagamento de multa aos atos de crueldade cometidos contra estes seres, e outro que institui o “Disque Denúncia de Maus-Tratos aos Animais” no âmbito da Bahia, dentre tantas outras iniciativas em defesa dos animais ao longo dos seus três mandatos no Parlamento Baiano.

“Diante disso, declaro meu total repúdio a todo e qualquer ato que fira o direito à dignidade dos animais, ao tempo em que apelo para a sensibilidade do Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, no que concerne à tomada de todas as providências cabíveis, no sentido da criação da Delegacia Especializada de Proteção aos Animais ou da Delegacia Ambiental em âmbito estadual e na aprovação de Projetos de Lei como os mencionados”, pontuou Arimateia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Geral.