• PMFS: Moradores do Candeal II, na Matinha, vão ganhar uma unidade do Programa Saúde da Família

PMFS: Moradores do Candeal II, na Matinha, vão ganhar uma unidade do Programa Saúde da Família

19 de março de 2018 \\ Geral

A localidade de Candeal II, no distrito da Matinha, dentro de três meses passará a contar com uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF). O Posto está sendo estruturado num prédio anexo à Escola Municipal Joaquim Pereira dos Santos.

Destinado a promover ações de saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças de agravos mais frequentes, o espaço será inteiramente reformado, ampliado e adequado às exigências funcionais de um PSF.

Criado pelo Ministério da Saúde em meados da década de 1990, este projeto teve como estratégia a reversão do modelo assistencial então vigente, onde predominava o atendimento emergencial. Com o surgimento do PSF, a família passou a ser o objeto de atenção no ambiente em que vive, permitindo uma visão ampliada do processo saúde/doença.

Saúde mais perto

"É uma felicidade a gente poder contar com o acompanhamento médico, aqui mesmo, no Candeal II. Porque o atendimento ainda é feito no PSF da sede da Matinha, que também atende aos moradores de outros lugares da região, como os Olhos D´água das Moças", enfatizou Oceana de Jesus (foto).

Orçado em R$ 126.733, o PSF — cujas obras foram iniciadas na manhã desta segunda-feira, 19 —, terá acesso por uma entrada independente do núcleo escolar, e será dotado de consultórios odontológico e enfermagem, sala de curativo, depósito, uma recepção, copa e sanitários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE