• Vias exclusivas de ônibus vão ser monitoradas por radar em Feira de Santana

Vias exclusivas de ônibus vão ser monitoradas por radar em Feira de Santana

18 de outubro de 2017 \\ Geral

As vias exclusivas para os ônibus que fazem o transporte urbano de passageiros, que existem em quatro ruas e avenidas de Feira de Santana, dentro de alguns meses passarão a ser fiscalizadas eletronicamente.

Um radar já foi instalado na praça Dom Pedro II, mais conhecida como Praça do Nordestino, e está em teste. O equipamento flagra veículos que trafegam ilegalmente nestas faixas.

Equipamentos semelhantes serão instalados nas ruas JJ Seabra e Visconde do Rio Branco, nas avenidas Senhor dos Passos – entre as ruas Santo Dumont e Monsenhor Mário Pessoa, e a partir da praça J. Pedreira.

Além de coibir a invasão destas pistas por veículos pequenos, os radares fiscalizarão a velocidade dos ônibus, que não deve passar de 50 quilômetros por hora. Os excessos serão devidamente punidos com multas.

O superintendente de trânsito, Maurício Carvalho, disse ainda não saber quando os equipamentos começarão a registrar oficialmente este tipo de infração de trânsito.

“Depois de instalados, todos os equipamentos passarão por uma verificação de técnicos do Ibametro. Apenas depois disso é que o seu funcionamento será oficializado”, afirmou o superintendente.

Circular numa destas faixas virou infração gravíssima pelo Código Brasileiro de Trânsito. Além da multa, o dono do veículo perde sete pontos na carteira de motorista.

Maurício Carvalho disse ainda que a instalação destes equipamentos será acompanhada da devida sinalização e de uma intensa campanha publicitária, como determina a lei.

Ele argumenta que os motorista que invadem a pistas exclusivas além de provocarem o retardo dos ônibus, na volta às faixas destinadas a eles podem provocar acidentes. “Os radares combaterão este mau comportamento”.

Fonte: Secom

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE