• MICARETA DE FEIRA: Saúde fará exames rápidos de sífilis, hepatites B e C, mais HIV

MICARETA DE FEIRA: Saúde fará exames rápidos de sífilis, hepatites B e C, mais HIV

25 de abril de 2019 \\ Especial Micareta

A Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Feira de Santana vai promover ações de combate às ISTs (Infecção Sexualmente Transmissível), com a oferta de testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV, na unidade de saúde montada no Circuito Maneca Ferreira.

A demanda é espontânea – não é necessário apresentar relatório ou solicitação médica. Para fazer o teste, cujo resultado é entregue em alguns minutos, basta o interessado se dirigir à unidade e apresentar a sua documentação.

Levar serviços públicos importantes, focados na prevenção, é uma das orientações do prefeito Colbert Filho. O diagnóstico precoce e os medicamentos são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas que vivem com o HIV.

Os casos positivos – se forem constatados, serão orientados a procurar o Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda, localizado no início da rua Geminiano Costa, onde farão novos exames – o resultado da sorologia demora cerca de um mês para ser entregue.

Pessoas diagnosticadas com sífilis, caso desejem, poderão iniciar o tratamento imediatamente com a aplicação da primeira dose de penicilina, disse a coordenadora do Programa de Hepatites Virais, Telma Nandiara. Os testes serão feitos com segurança e privacidade.

O objetivo da Secretaria de Saúde é estimular a prevenção e diagnosticar o quanto antes as ISTs, bem como dinamizar e agilizar o encaminhamento para o devido tratamento.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Especial Micareta.