• PMFS: Feirenses mantêm tradição católica e promovem Queima de Judas

PMFS: Feirenses mantêm tradição católica e promovem Queima de Judas

21 de abril de 2019 \\ Cultura

A tradicional Queima de Judas, um discípulo que traiu Jesus Cristo trocando informações sobre seu paradeiro aos soldados para prendê-lo, em troca de 30 moedas de prata, está sendo resgatada no bairro Limoeiro. A destruição do boneco, simbolizando o traidor que levou o Salvador à crucificação, marca os momentos que antecedem a ressurreição do Filho de Deus.


O cortejo para a Queima de Judas, puxado por uma bandinha, simbolizando a destruição de todo o mal, começou a desfilar pelo bairro do Limoeiro no início da noite deste sábado, 20. E, durante o desfile pelas ruas da comunidade, os populares vão se juntando para malhar o discípulo que simboliza o pecado da traição.


O ritual é organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Ajuda e com apoio do César Corró. Enquanto algumas pessoas da comunidade percorre o bairro com o boneco, no interior da Igreja o padre Severino celebrava o Sábado de Aleluia. Em seguida, na porta do templo católico, uma fogueira acesa simbolizava a espera pela ressurreição de Jesus Cristo, a Celebração das Luzes, quando as lâmpadas da igreja são apagadas e os fiéis retornam ao interior do templo religioso com velas acesas.


Somente após a celebração, os fiéis se juntam na praça da Igreja para a tradicional Queima de Judas.


Judas foi um dos 12 discípulos que acompanhou a trajetória de Jesus Cristo até a última ceia, momentos antes de trai-lo, entregando aos soldados para prendê-lo. Arrependido, tardiamente, tenta se redimir do mal feito devolvendo as 30 moedas de prata, o que não o alivia do peso de trair e condenar à morte uma pessoa inocente, cometendo então o suicídio por enforcamento.


Fonte: PMFS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE