• PMFS: Peça teatral faz público refletir sobre respeito as diferenças

PMFS: Peça teatral faz público refletir sobre respeito as diferenças

25 de março de 2019 \\ Cultura

O projeto Cultura nas Praças CEU’s que vem animando os bairros Cidade Nova e Jardim Acácia desde o segundo dia de fevereiro, desta vez, encheu a praça CEU/Aviário de crianças da comunidade, na última sexta-feira, 22. 

O espetáculo contou a história de uma menina do sertão que queria fazer amigos, mas o modo como ela se vestia não agradava as outras crianças. No final acabaram descobrindo que mais importante do que olhar aparências é reconhecer o quanto as pessoas podem ser melhores do que a forma como são, como se vestem e vivem.

A fundadora e atriz da Cia Cuca de Teatro, Jacy Queiroz, interpretou a personagem Maria bonitinha e acredita na criação de conceitos que agregam valores às crianças, através do lúdico. 

“É muito importante estar passando para todas as crianças ludicamente, através do espetáculo, o quanto é importante cada qual ter seu jeitinho e ser respeitado, não importa se você é alto, magro, gordo, baixo, não importa a cor da tua pele, o importante é que todo mundo precisa ser respeitado, e as crianças saem daqui maravilhadas e com uma lição”, explica.

O projeto tem sido elogiado pelos moradores do bairro e também pelos atores das peças. “É oportunizar o teatro, as comunidades mais distantes dos centros locais, onde estão os teatros físicos. É onde está uma oportunidade sensacional, é uma iniciativa muito boa”, completa Jacy Queiroz.

O Cultura nas Praças CEU's é uma iniciativa da Prefeitura, através da Fundação Egberto Costa, que vem conquistando o público feirense e abrindo portas para novas perspectivas, além de evidenciar a proposta do governo do prefeito Colbert Martins Filho de fomento a cultura em toda a cidade. 

“Foi entendido a necessidade da ampliação da cultura, quando foram instalados equipamentos públicos como os Centros de Artes e Esportes Unificados. Já que a cultura influencia de forma positiva, o indivíduo, ela deve estar em todos os lugares”. afirma Antônio Carlos D. Coelho, presidente da Fundação.

As peças apresentadas no projeto tem ensinado, através do lúdico, o respeito, a convivência e a necessidade da busca pelo conhecimento. De crianças a idosos, as peças motivam os moradores e fazem refletir sobre aspectos que podem ser trabalhados no próprio bairro.

A estudante Karoline Santa Rosa Santana, 11, teve uma experiência contada no cenário do teatro, e já saiu levando uma lição. “Gostei muito do teatro. Aprendi que amigos devem brincar uns com os outros, mesmo que sejam diferentes”, afirma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE