Terapia em Foco

Terapia em Foco

Daniella Sinotti
  • ‘Saint Amor – na Rota do Vinho’, dramas do homem contemporâneo

‘Saint Amor – na Rota do Vinho’, dramas do homem contemporâneo

05 de setembro de 2017 \\ Terapia em Foco

Dramas vividos por homens de diferentes idades e a forma como se estabelecem as relações entre eles no campo familiar e afetivo são a tônica do filme francês ‘Saint Amour – Na Rota do Vinho’, dirigido por Benoît Delépine e Gustave Kervern. Jean (Gérard Depardieu) e Bruno (Benoît Poelvoorde), pai e filho, agricultores, seguem numa viagem com o taxista parisiense Mike (Vincent Lacoste) pela região vinícola da França.
Demonstrar afeto nas relações masculinas ainda é um tabu, seja entre amigos ou membros de uma mesma família. Amor e afeto entre pai e filho estão nessa comédia que, de forma despretensiosa e leve, compreende dilemas que podem dar origem a escapismos e comportamentos extremados, sobretudo o medo da não compreensão ou inadequação aos padrões estabelecidos para o que se compreende enquanto masculinidade.
Na trama, o taxista Mike também surpreende. O galanteador, que coleciona romances e consegue seduzir muitas mulheres, aos poucos revela sua essência, dramas e carências. O personagem narcisista e conquistador, assim como homens e mulheres que buscam na sedução uma arma, também é refém de convenções que aprisionam e fazem sofrer. 
Sempre na perspectiva dos personagens masculinos, os dramas da morte da mãe e esposa, o sofrimento da jovem que perdeu tudo, a mulher traída e o desejo da maternidade são parte da trama. Ainda que o filme não traga grandes pretensões para um aprofundamento de questões comportamentais, serve como reflexão para os dramas e dilemas enfrentados pelos homens na atualidade, ainda reféns de uma sociedade que não compreende que os princípios do amor.

Texto escrito por Daniella Sinotti, Psicoterapeuta Transpessoal Sistêmica e Jornalista