SEU AMIGO TEM AIDS ?

02 de dezembro de 2014 \\ O Bispo

Primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Mais de 40 milhões de pessoas vivem com
HIV no mundo. O vírus da Aids não respeita sexo, religião, condição social ou país. Mesmo com tratamento, a Aids não tem cura. Por isso, nunca é demais repetir: Parar a Aids é tarefa de todos.
 
QUANDO alguém seu conhecido adoece, especialmente com uma doença como AIDS, você pode sentir-se incapaz de ajudá-lo ou sem competência. Aqui vão algumas sugestões para ajudar alguém doente.
 
NÃO FUJA DE SEU AMIGO. Esteja próximo a ele. Seja o amigo, a pessoa querida que você foi, especialmente agora que é tão necessitado. Um simples aperto de mão ou abraço vai dar-lhe a certeza de que você gosta dele. Não tenha medo. Abraços são reconfortantes.
 
TELEFONE E PERGUNTE se você pode fazer-lhe uma visita. Deixe a decisão para seu amigo. Se ele não puder ou não quiser vê-lo naquele dia, visite-o noutra ocasião. Sua amizade e presença podem ajudar a afastar o medo e a solidão. Combine uma hora para fazerem a refeição juntos. É agradável ter um amigo à mesa. Convide o amigo para sair e passear. Lembre-se de que ele precisa de alguém para conversar.
 
SEJA CRIATIVO. Leve para seu amigo livros, revistas, CDs, bolo feito em casa... Tudo isso traz calor humano e alegria. Combine com outro amigo que ele não vê há algum tempo para fazer uma visita juntos. Como todo mundo, uma pessoa com AIDS, tem bons e maus dias. Nos dias bons, trate seu amigo como qualquer outro. Nos dias maus, porém, com maior compreensão e paciência.
 
VOCE NÃO PRECISA falar o tempo todo. Sua presença já é significante, mesmo se for para ouvir música, ver televisão, internet. Muita coisa pode ser dita sem palavras. A presença vale mais do que muitas palavras. Fale pouco e escute muito. Converse sobre o futuro, o amanhã, a semana que vem, o próximo ano. É bom olhar o futuro sem negar a realidade de hoje. A esperança é importante. Reze pelo seu amigo doente.
 
DEUS ABENÇOE, dê coragem, esperança e fé a todas as pessoas e entidades que estão comprometidas nessa luta, de maneira particular à equipe da Pastoral da Aids. Sobre ela,   organismos, portadores do HIV e seus familiares, invoco as bênçãos e a proteção de Deus.
 
Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano