BISPOS E ELEIÇÕES

22 de setembro de 2014 \\ O Bispo

É responsabilidade de todo cidadão participar da escolha de seus representantes. Pensando nisso, um grupo de Bispos do Brasil, publicou um folder com dez dicas para as eleições de 2014, que são reproduzidas abaixo:
 
1. PARTICIPE das eleições. Votar é exercício importante de cidadania. Seu voto vale um país melhor e pode dar  vida mais digna a milhões de brasileiros.
 
2. VERIFIQUE se os candidatos estão comprometidos com a superação da pobreza, com a educação, saúde, moradia, saneamento básico, respeito  ao meio ambiente.
 
3. VEJA se seus candidatos estão comprometidos com a justiça, segurança pública, combate á violência, dignidade da pessoa, respeito pela vida humana desde a sua concepção até a morte natural.
 
4. OBSERVE se os candidatos representam o interesse apenas de seu grupo ou partido e se pretendem promover políticas que beneficiam a todos. O bom governante governa para todos.
 
5. DÊ O SEU VOTO apenas a candidatos com “ficha limpa”. O homem público deve ter honestidade, transparência e conhecer a situação do povo.
 
6. FIQUE atento à prática de corrupção eleitoral, ao abuso de poder econômico, à compra de votos. Voto não é mercadoria. Não anule e não venda seu voto.
 
7. PROCURE conhecer os candidatos, sua conduta, suas idéias e seus partidos. Voto não é troca de favores. Não vote para contentar amigos.
 
8. VOTE em candidatos que respeitem a liberdade religiosa e de consciência, garantindo o ensino religioso nas escolas.
 
9. ESCOLHA candidatos que promovam e defendam a família, segundo sua identidade natural conforme o plano de Deus. 
 
10.  ACOMPANHE os políticos depois das eleições, para cobrar deles o cumprimento das promessas de campanha e apoiar suas ações políticas e administrativas.
 
“Rezo ao Senhor para que nos conceda mais políticos que tenham verdadeiramente a peito a sociedade, o povo, a vida dos pobres. É indispensável que os governantes levantem o olhar e alarguem as suas perspectivas, procurando que haja trabalho digno, instrução e cuidados sanitários para todos os cidadãos” (Papa Francisco).
 
Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano