OS PAIS E A ESCOLA

11 de fevereiro de 2014 \\ O Bispo

Era a primeira vez que o pedreiro Romualdo comparecia a uma reunião de escola. Dona Rejane, a diretora, insistiu na necessidade de os pais comparecerem sempre às reuniões do colégio, mesmo sabendo que muitos deles não podiam  ir. A diretora ficou surpresa quando Romualdo explicou, na sua humildade, que ele quase não tinha chances de falar com o filho
 
O PAI saía muito cedo para trabalhar e, à noite, quando voltava, o filho já estava dormindo. Assim mesmo, ia até a cama dele e dava-lhe um beijo. E para que seu filho soubesse da visita e do beijo, dava um nó na ponta do lençol que o cobria. De manhã, ao acordar, ficava sabendo do carinho do pai. E dona Rejane se deu conta de que o filho de Romualdo era um dos melhores alunos da escola e sempre dissera ser muito amado pelos pais.
 
O TEMPO é importante na educação, e a ausência dos pais é muito sentida pelos filhos. Às vezes eles têm a impressão de serem órfãos de pais vivos. Mas o tempo não é tudo. Há pais e mães que têm muito tempo para ficar em casa, mas isso pouco resulta de positivo para os filhos. Quando a novela, o futebol ou mesmo o computador ocupa todo o tempo, de nada adianta a presença física.
 
EXISTE o tempo quantidade e o tempo qualidade. Romualdo tinha pouca quantidade de tempo, mas ele o qualificava. Mesmo assim, os pais precisam avaliar como gastam seu tempo. A sobrevivência econômica é um dado impossível de ignorar. No entanto, uma avaliação correta mostrará que outras coisas também são importantes. Mais tarde, se os pais, angustiados, se perguntarem: onde foi que erramos? O que fizemos? Talvez a resposta passe por este ponto: o que foi mesmo que deixamos de fazer?
 
A CRECHE,  a escola e os governos são instituições necessárias, mas complementares. São os pais os primeiros e maiores educadores dos filhos. O pai e a mãe devem acompanhar a criança para ver se está sendo educada conforme o seu desejo. Não basta pagar, não basta matricular a criança. Esta deve ser estimulada e acompanhada. Caso contrário, diante de fatos negativos, vem a costumeira ladainha: a professora, as más companhias...
 
EDUCAR é ciência e arte. É uma atividade desenvolvida com muito tempo, paciência e diálogo. É uma tarefa intransferível por parte dos pais. Babá, escolas, professores e governos são meros auxiliares dos pais na sagrada missão de educar os filhos.
 
Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano