A MULHER MAIS BONITA

22 de dezembro de 2013 \\ O Bispo

“Deus podia criar um mundo mais perfeito, um céu com mais estrelas, a terra com menos espinhos, flores mais coloridas, frutas mais saborosas e um mundo mais perfeito, mas apesar do seu poder infinito, Ele não podia criar uma mulher mais bonita, mais perfeita do que a Virgem Maria: cheia de graça e bendita entre todas as mulheres”. (Santo Agostinho).
 
O MUNDO estava perdido. Trazia consigo a marca da condenação. Mas Deus não o abandonou. Enviou Jesus para o salvar. Maria foi a criatura escolhida para trazer ao mundo o Salvador. Deus não a fez livre dos sofrimentos e das amarguras da vida, mas a fez livre de todos os pecados. Por isso, Ela é chamada de Imaculada Conceição.  Cuja festa vamos celebrar no próximo dia 08 de dezembro.
 
O ANJO saúda Maria Santíssima dizendo: Ave cheia de graça. A saudação do anjo prova que realmente Maria foi concebida sem pecado original. Em Maria tudo era ordem, tudo nela era harmonia. Deus veio visitá-la. Queria dela um Sim. Queria ter carne de homem e coração de homem. Queria caminhar pelos nossos caminhos, queria ter história como todo o ser humano. Queria instaurar uma nova ordem de coisas.
 
A HESITAÇÃO de Maria é feita de honestidade. Ela não quer voltar atrás depois de responder. O anjo comunica-lhe que Jesus quer nascer dela. Diz que a força de Deus será colocada à sua disposição. Assim como tinha agido no seio estéril de Sara, assim como havia habitado no coração dos profetas,  também agiria no seio de Maria.
 
E AQUELE que iria nascer de Maria seria Jesus. Ele seria a esperança de todos os povos. Mas era preciso que Maria desse o Sim. Deus nunca age contra a vontade das pessoas. E Maria respondeu Sim, um Sim incondicional, para todas as coisas e para sempre. Ela disse: estou disposta a acolher a aventura de Deus em minha vida. Estou disposta a deixar que Deus atue em mim. Seja feita a vontade de Deus, porque  sou a serva do Senhor. E por isso o Natal de Jesus aconteceu.
 
JESUS continua pedindo a outros o Sim. Continua procurando um lugar para nascer. Continua encontrando, criaturas humanas, que a exemplo de Maria, aceitem Deus na própria vida. Durante este tempo do Advento e com a ajuda da Imaculada Conceição  vamos nos preparando para o Natal de Jesus.
 
Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano