Apostemos na Saúde

16 de abril de 2019 \\ O Bispo

Apostemos na Saúde

 

Neste 07 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Saúde é o perfeito bem-estar físico, social, mental e espiritual e não somente a simples ausência de doenças ou enfermidades. A saúde é um dom precioso, por isso, o povo afirma: “Se a gente tem saúde, o resto se consegue”. “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).  

NO BRASIL, a VIII Conferência Nacional de Saúde, aprovou, oficialmente, que “saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde”. O cuidado da saúde decorre, como exigência ética, do direito à vida.

A VIDA, a saúde e a doença são realidades profundas, envoltas em mistérios. Diante delas, as ciências não se encontram em condições de oferecer uma palavra definitiva, mesmo com todo aparato tecnológico hoje disponível. Assim as enfermidades, o sofrimento e a morte apresentam-se como realidades duras de serem enfrentadas e contrariam os anseios de vida e bem-estar do ser humano.

CABE A MIM escolher a doença intoxicando meu corpo com cigarros, drogas, bebidas alcoólicas, refrigerantes e alimentos artificiais, cheios de conservantes, que tiram a resistência e a imunidade do corpo; Envenenando fontes, rios, lagos e mares; Poluindo o ar com produtos químicos; Infectando o ambiente, a vizinhança e a comunidade com ódio, agressividade, pessimismo, inveja, raiva e violência, que produzem a morte da amizade e da convivência

CABE  A MIM escolher a saúde arejando a casa, evitando usar, em excesso, materiais de limpeza; Cuidando da mãe terra e da irmã água; Plantando árvores, cultivando hortas e jardins. Comendo e alimentando-se com alimentos sadios, sem conservantes, e bebendo muita água potável; Enchendo o coração de alegria, otimismo, esperança, fé, confiança e misericórdia.

NA BÍBLIA, a saúde tem muito a ver com a vida. A palavra saúde, no sentido bíblico, envolve igualmente a idéia de salvação. Inclui a saúde da alma e do corpo, do espírito e da matéria, sem estabelecer separações. Zelar pela saúde do povo é dever sagrado e urgente de todos. Apostemos na saúde e coloquemos nossas vidas a serviço de todos a exemplo de Jesus que disse: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

O Bispo