A doença da moda

29 de agosto de 2017 \\ O Bispo


A palavra stress apareceu pela primeira vez em 1936, num artigo de uma revista científica, assinado por Hans Selye, médico endocrinologista de origem húngara, que lecionava na famosa universidade John Hopkins. A partir daí o fenômeno ultrapassou a área da medicina.

SEM ser propriamente uma doença, o estresse é a doença da moda. É um conjunto de fatores que acabam derrotando os mecanismos de defesa. É a soma de ansiedade, depressão, angústia, problemas mal ou não resolvidos, que tiram o sono e a própria alegria de viver. O atingido torna-se pessimista, imprestável para a convivência normal. Por fim, o estresse pode torna-se verdadeira doença cardiovascular.

O ESTRESSE atinge, sobretudo, empresários de meia idade. Mas afeta também homens e mulheres, ocupados ou desocupados, executivos e empregados. Cursando o primeiro ano, uma criança recusou participar das atividades escolares, ponderando para a professora que estava estressada.

INTERESSANTE artigo que circulou na internet tem como título “Não deixe suas panelas brilharem mais do que você”. E retrata a luta de uma dona de casa contra o pó. Ela gastava cerca de oito horas por semana para manter a casa bem limpa, preocupada com uma possível visita. Fatos assim esse revelam que o estresse causa estragos na vida cotidiana e pode chegar a níveis patológicos.

EM VEZ DE ficar horas e horas tirando o pó dos móveis, poderia apelar para tarefas alternativas bem mais agradáveis: plantar uma flor em seu jardim, cuidar de uma horta caseira, telefonar para uma amiga, preparar um bolo, visitar uma pessoa idosa ou doente, participar de atividades sociais e religiosas, ler um bom livro...

A VIDA É CURTA, saiba aproveitá-la. Crie momentos de encanto com o esposo, os filhos e os amigos. Não dê tanta importância ao que os outros pensam de você. Não ligue muito para o pó. Ninguém vai se lembrar de sua casa limpinha, mas vão lembrar de sua amizade, de seu bom acolhimento, de sua alegria e de sua solidariedade.

A FÉ É UMA dimensão essencial em sua vida. Reserve um tempo por dia para estar frente a frente com Deus. Confie nele e lembre que Ele o ama, assim como você é. Quando descansamos em Deus, Ele nos carrega. Nunca esqueça que Jesus, antes de partir para o céu, disse: “Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos”. (Mt 28,20).