Poder dos pensamentos

14 de novembro de 2015 \\ O Bispo


Morador de uma pequena aldeia das montanhas suíças, Alain Tournier sempre teve curiosidade de saber como seria recordado pelos seus. Tinha um bom poder aquisitivo e desempenhara funções  com honestidade e por isso era sempre elogiado. Para uma prova definitiva, decidiu participar de seu próprio velório. Em segredo, preparou tudo e um dia correu a notícia de sua morte e o lugar onde seria velado. Seu fiel secretário foi encarregado de registrar os comentários. Terminada a farsa, ele tratou de conduzir o resto de sua vida a partir da avaliação feita em seu funeral.

CADA PESSOA constrói a própria vida a partir de determinadas circunstâncias. É o tempo que torna nítidos os erros e acertos. Ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas podemos começar agora e preparar o desejado fim. Muitas vezes jogamos nossas decisões para o futuro. Se uma coisa é importante deve ser assumida agora. O amanhã, quase sempre, é uma cômoda desculpa para não mudar.

TRABALHAR os próprios pensamentos precisa estar no começo de qualquer projeto. Os pensamentos têm força e acabam por criar a realidade. A maioria dos pensamentos chega, aparentemente, surgindo do nada. Mas eles acabam criando grandes ou pequenas turbulências. O Evangelho garante que tudo nasce no coração e depois se materializa na realidade. Ele lembra, por exemplo, que o adultério acontece no coração. (Mt 5,27).

O TALMUD, livro sagrado dos judeus traça uma linha entre os pensamentos e o destino. Diz o livro: “Tome cuidado com seus pensamentos, pois eles se tornam palavras. Tome cuidado com suas palavras, pois elas se tornam ações. Tome cuidado com suas ações, pois elas se tornam hábitos. Tome cuidado com seus hábitos, pois eles se tornam caráter. Tome cuidado com seu caráter, pois ele se tornará seu destino”.

OS PENSAMENTOS aparecem e nem sempre se sabe de onde. Muito menos sabemos seu potencial e o ponto a que nos querem levar. O certo é que o pensamento carrega um grande dinamismo. Surge de forma despretensiosa, mas acaba por se tornar soberano e tomar decisões. Todos procuram trancar a casa e em muitos edifícios existem porteiros que exigem a identificação de quem entra. Na vida de cada um é necessário que haja um controle rígido. Depois que o desejo entrou, pode ser tarde.

A VIDA é tempo de merecer. Tudo o que se disser, durante o velório, será inútil. Nada mais poderá ser alterado. O tempo de mudar é agora.  O tempo de Deus é hoje.