A PÁSCOA CHEGOU!!!

18 de abril de 2014 \\ Carina Góes

Haaa a Páscoa!!! Tem época mais gostosa de comemorar? Sabemos que neste período é celebrado um dos momentos mais importantes para os cristãos de todo mundo, que é a morte e ressurreição de Jesus Cristo, em sinal da nova aliança feita por Deus com seu povo amado. Hoje em dia, a Páscoa tornou-se também um momento doce e prazeroso e divide o lugar com os costumes religiosos e com o mercado financeiro dos chocolates. Mas afinal, onde o coelho, o ovo e o chocolate entram nessa história?
 
Então vamos a uma breve explicação. A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade.  Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. 
 
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Os ovos de Páscoa também estão neste contexto da fertilidade e da vida. 
 
Já as origens exatas do ovo de chocolate são incertas. Alguns associam à proibição da ingestão de alimentos de origem animal no período da quaresma, havendo sua substituição pelo chocolate e outros acreditam que está ligado ao surgimento e crescimento da própria indústria de chocolate no século XIX.
 
O chocolate então, não é nada mais que apenas uma jogada de marketing que uniu os dois símbolos para tornar a Páscoa uma época propícia de venda desse doce. E coloca doce nisso. Em tempos de consumismo, parece que a páscoa cada vez mais é sinônimo de chocolate, coelhos, ovos de páscoa. E quem irá reclamar dessa jogada de marketing tão gostosa?
 
Como chocólatra assumida que sou, aproveito a época para me deliciar com as novidades de ovos de chocolate que todos os anos surgem no mercado, sem esquecer, claro, o verdadeiro sentido pascoal.
 
E assim vamos celebrando e lembrando... Chocolate, festa, feriado, tudo isso têm o seu lugar, mas isso não deve tomar o lugar do verdadeiro propósito da nossa comemoração!
 
Vamos celebrar Jesus! Celebrar a sua liberdade! Celebrar a Páscoa! Desejo a todos uma Páscoa feliz e renovadora, recheada de muito amor e paz.
 
Por Carina Góes