Caneta Afiada

Caneta Afiada

Sandro Penelú

Adolescência Sadia

24 de janeiro de 2019 \\ Caneta Afiada

Vasculhando meus arquivos, encontrei uma foto do grupo jovem “Caminheiros da Estrada de Cristo”, do qual eu fazia parte. A foto retrata o flagrante da conquista de um torneio de futebol de salão, realizado na quadra do colégio Santo Antônio, no final da década de 1980. Exibimos com orgulho o troféu de campeões. Entretanto, nosso maior orgulho é olhar para trás e contemplar uma adolescência sem vícios, sem violência e sem desrespeito mútuo. Todos os que estão na foto constituíram suas famílias e vivem como cidadãos de bem, inseridos na sociedade...

*NÚMEROS QUE PREOCUPAM - A Bahia tem mais de cem municípios que ainda apresentam patamares de desenvolvimento incompatíveis com o século XXI, de acordo com dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). As cidades estão entre as 500 piores do país. 

*A CADA DIA, ENTENDO MENOS DE MÚSICA - O cantor sul-coreano Psy entrou para o Livro dos Recordes com seu sucesso Gangnam Style, o vídeo que superou os 2 bilhões de visualizações no YouTube, marca sem precedentes na história do site. Em segundo lugar, bem distante do cantor, está o canadense Justin Bieber, com Baby, que superou a marca de 1 bilhão de visitas. (É, minha gente, eu vou comprovando que não entendo nada de música ou então o meu gosto é exigente mesmo...)

*HOMENS ALTOS VIVEM MENOS - Estatura e longevidade apresentam uma conexão direta. É o que mostrou um estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos, Japão, Austrália e México. Oito mil homens nascidos entre 1900 e 1919, residentes da ilha de Oahu, no Havaí, foram acompanhados por mais de 40 anos e o estudo revelou que a altura está associada à longevidade e a forma como a insulina é processada no organismo parece possibilitar essa relação. Os pesquisadores descobriram que os homens mais baixos tendiam a apresentar uma forma do gene FOXO3 que já havia sido associada à longevidade em estudos anteriores.

*ERA SÓ O QUE FALTAVA - Segundo estudo realizado por um grupo de cientistas norteamericanos, o câncer de próstata pode ser uma doença sexualmente transmissível, causada por uma infecção comum, transmitida durante a relação sexual. Os pesquisadores ainda testaram células da próstata humana em laboratório e descobriram que uma infecção sexual conhecida por tricomoníase auxiliava no crescimento do câncer. 

*ENVERGONHANDO-NOS - O governo brasileiro está preocupado com o índice crescente de crianças e adolescentes brasileiros que são flagrados cometendo crimes no Japão. Os dados foram apontados em um levantamento feito pelo Ministério das Relações Exteriores. Dos 190 mil brasileiros que vivem na Ásia, 417 estão presos. A maioria, 407, estão detidos no Japão. O narcotráfico é responsável por 26% das prisões de brasileiros no país. Pelo menos 110 pessoas cumprem pena por terem sido flagradas traficando drogas.

Caneta Afiada