Caneta Afiada

Caneta Afiada

Sandro Penelú

E A TAL ÉTICA JORNALÍSTICA?

07 de agosto de 2017 \\ Caneta Afiada

Pois é, meu amigo, a ética anda passando longe da postura de alguns locutores de rádio. Esta semana, num programa de notícias, o repórter estava entrevistando uma autoridade no Complexo Policial, quando o âncora o interrompeu bruscamente, dizendo que era chegada a hora dos comerciais. Ficou feio e deselegante por parte do âncora...

*SERIA PEDIR DEMAIS? – Poderia ser criada uma lei determinando às rádios FMs locais tocarem, a cada meia hora, uma música de um cantor da cidade. Será que isso é um absurdo do tamanho de Feira de Santana? Será que isso é inconstitucional? Se for, por que não criar mecanismos para que passe a sê-lo? Seria pedir demais a valorização dos nossos artistas? Com a palavra os nossos vereadores...

*AH, MUNDO DESIGUAL – Um colega meu, de Universidade, já formado e também ralando como professor, estava abastecendo o seu carrinho, quando, de repente, surge ao seu lado, numa caminhonete cabine dupla, um outro colega de curso, cumprimentando-o efusivamente: “Diga, amigo velho!” O colega do gol ficou boquiaberto, mas em seguida logo compreendeu: o colega da caminhonete não seguiu a carreira de professor...

*TRAIÇÃO CARA – Uma mulher da cidade de Nanuque, em Minas, foi condenada a indenizar o ex-marido, por ter cometido adultério e ainda ter feito chacota com o desempenho sexual do mesmo. A indenização foi por danos morais. (Se a moda pegar...)

*HAJA OBESIDADE – Chega a assombrar o número de pessoas obesas transitando em Feira de Santana, principalmente mulheres. Não adianta dietas mirabolantes. O melhor remédio é fechar a boca.

*POR FALAR EM OBESIDADE – As escolas ensinam aos seus alunos que se deve ter uma alimentação saudável, etc. No entanto, alguém aí já viu uma cantina de escola? São pastéis, cochinhas, sanduíches e todo tipo de guloseima “engordaite”. É a velha frase: “Faça o que eu digo. Não faça o que eu faço”.

*NÚMEROS QUE PREOCUPAM – Segundo o IBGE, pelo menos 18,5 milhões de brasileiros vivem em áreas urbanas com esgoto a céu aberto diante de suas moradias. Elas representam 12% da população pesquisada pelo IBGE, no levantamento sobre o entorno dos domicílios. Os números mostram que 11% das moradias em áreas urbanas estão próximas a valas ou córregos onde o esgoto domiciliar é despejado diretamente. São 5,1 milhões de residências. 

*QUIMERA – No domingo passado, liguei o rádio, por volta das 09h da manhã e sintonizei em uma de nossas FMs. Estava passando uma música de Chico Buarque. Vieram os comerciais e busquei outra de nossas emissoras e lá estava tocando uma música de Djavan. Coloquei em outra rádio FM local e pude ouvir Toquinho e Vinícius de Morais. Dei uma “esticadinha” pela cidade e, nos carros, era comum ouvir Caetano Veloso, Marisa Monte, Alceu Valença e outros desse nível. Agora, fala sério: se essa história fosse verdadeira, dá pra imaginar o alto nível cultural que a população atingiria, apenas por uma mudança na programação musical das nossas FMs?