Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores & Política

05 de fevereiro de 2012 \\ Bastidores & Política

BRASIL NO CLIMA
Desde que a presidente exonerou Elias Fernandes, do DNOCS, apadrinhado do líder deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) as relações com o partido, em tese, azedaram. E, na medida em que o cutelo do Planalto ameaçou  Sérgio Machado, este apadrinhado dos senadores Renan Calheiros e José Sarney poderia se tornar uma ameaça de rompimento com o partido, 22 senadores na Casa, e Dilma recuou.

ARRUMOU
 Ou seja, enquadrou o PMDB e aliados, ao mostrar que a sua caneta tem tinta forte porque já exonerou gente do PT, PDT, PCdoB, PSB e outros, mas, quando sentiu que mexer em Sarney e Renan o furo é mais embaixo aquiesceu. Como ainda é uma incógnita se a presidente vai ou não exonerar o ministro das Cidades, Mário Negromonte, na alça de mira há meses.

TUDO NA MESMA
Para 41,4% da população brasileira a pobreza diminuiu, para 28,1% a pobreza ficou igual e para 29,7% a pobreza aumentou.  Quem ganha mais acha que a pobreza diminuiu mais. Quem ganha menos acha que pobreza está igual ou aumentou.  Todos discordam do corte de renda oficial para pobreza (R$ 70,00 per capita).

MOTIVO
Causa principal da Pobreza: Desemprego, 29,4% /  Os mais pobres acham que o desemprego é a principal causa da pobreza (43,8%), Educação seria o segundo problema (11,6%) e corrupção (9,6%) /  Entre os mais ricos acham que e a Educação (38,5%), Corrupção (18,5%) e Desemprego (15,4 %).   15. E para sair da Pobreza? Em primeiro lugar,  Mais Empregos 31,4% / Ricos e Pobres acreditam que se deixa a pobreza com Educação e Trabalho. Os Pobres acham que trabalho é Fundamental (46,8%). / Nem Ricos e nem pobres acreditam que se deixa a pobreza recebendo dinheiro do Governo.

APOIO
O Rasta do Pelô diz que vai procurar o deputado sargento Isidório, PSB, para cerrar fileiras nesse bloco anunciado pelo parlamentar "Os Timbaleiros de Jesus". A proposta do deputado é usar seu bloco para recolher pessoas que usam drogas e dar amparo na Fundação Doutor Jesus.. Os nomes, pelo menos, são bastante criativos.
CONSUMO
Já que se levantou a via crucis do consumidor brasileiro para ter condições de optar pelo etanol, um combustível genuinamente brasileiro, menos poluente e renovável, é bom revelar cono anda a curva de consumo, segundo dados da ANP. No ano de 2009, o Brasil consumiu 16,470 bilhões de litros de etanol hidratado (vendido diretamente na bomba) que foi o auge da trajetória, sendo que no ano passado, embora falte o dado de dezembro, estima-se que fique apenas em 11,314 bilhões, com retração de 31,4%.

CONVERSA
Todo fim de ano, quando se aprova o Orçamento Geral da União, OGU para os tecnocratas, é a mesma ladainha de que se conseguiu uma enormidade de recursos para investimento na Bahia, nunca confirmados. Pelos dados do site do Congresso Nacional sobre aplicação dos recursos do OGU a coisa é totalmente diferente, não passando de situação pífia, comparado o aprovado com o efetivamente liberado.