Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores & Política

18 de dezembro de 2011 \\ Bastidores & Política

VIOLÊNCIA
 Os números apresentados pelo Mapa da Violência 2012, elaborado com base em informações do Ministério da Justiça e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, revelam o drama vivido pela Bahia nos dias atuais, estado que ocupava a posição 23 entre os mais violentos (só homicídios), e agora, dados de 2010, atinge a sétima posição.

POLÍTICA E VIOLÊNCIA
Essa questão da crescente violência na Bahia nos últimos anos tem acalorado os debates na Assembleia Legislativa, com frequência, e deverão seguir nesse tom, até porque a oposição não acredita nos números que são divulgados pela SSP, considerados "mascarados", e existe uma confusão enorme no plano dos investimentos públicos na segurança, uma vez que o governo costuma colocar a verba de custeio (incluindo salários do pessoal) como se fosse investimentos novos na tropa.

SUDESTE DOMINA
 São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que concentravam 20.8% da riqueza nacional  alcançaram 21,5% de participação no ano seguinte. A maior parte das riquezas seguiu concentrada em São Paulo, com 12% de participação, contra 11,8% em 2008. A "fatia" do Rio de Janeiro passou de 5,1% para 5,4% do PIB nacional, enquanto a participação de Brasília cresceu de 3,9% para 4,1%.   9. No ranking dos cinco municípios que mais geraram renda estão ainda Curitiba e Belo Horizonte. Ou seja, está tudo concentrado no Sul/Sudeste e o Nordeste e Norte por mais força que façam não conseguem diminunir ou pelo menos amenizar as desigualdades.

DEMISSÕES
de novembro deste ano até a presente
data, a Vulcabras/Azaleia despediu cerca de 1.500 trabalhadores. Considerando que a empresa possui pouco mais de 16 mil empregados, o número é bastante expressivo, aproximando-se de 10% da força de trabalho atual.  A empresa é o principal empregador A empresa é o principal empregador da iniciativa privada dos municípios de Itapetinga, Itororó, Itambé, Potiraguá, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí e Caatiba.

CALADOS
O deputado Targino Machado (PSC) foi também bastante cáustico e comentou de que, ele também, fora avisado pelo presidente do Sindicato dos Radialistas de Feira que estava proibido de falar em várias rádios. Targino disse que há tentativas muito claras, em Feira, praticadas pela Secom para calar a voz da oposição.

EM CAMAMU
 O município de Camamu está bastante movimentado . O motivo é o início dos atendimentos oftalmológicos pelo Programa Saúde em Movimento, do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.  O Programa está contemplando cidadãos camamuenses e de outros 13 municípios do Baixo Sul até o próximo dia 19 (segunda-feira) e estão previstas 1.300 cirurgias de catarata.