Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Achou-se o responsável

29 de maio de 2018 \\ Bastidores & Política

A greve dos caminhoneiros revela quanto o mundo político, o Poder Executivo e o Poder Judiciário estão dissociados dos anseios da sociedade brasileira daquilo que realmente interessa à população. Ora, quem parou o país não foi a CUT, nem a CGT, nem MST, muito menos o PT ou PCdoB, e sim a Associação Brasileira dos Caminhoneiros, a ABCAM, dirigida por um camarada chamado José da Fonseca Lopes. Agora, depois do leite derramado, e em MG são milhares de litros jogado fora todos os dias, desabastecimento, prejuízos enormes à economia, queda das ações da Petrobras, incertezas se Pedro Parente vai ficar à frente da direção da empresa, conivência dos empresários de transporte, alguns políticos tentam 'pongar' na greve, o Executivo corre atrás do prejuízo para reduzir PIS e Cofins dos combustíveis, o legislativo com Rodrigo Maia fala mais do que a ministro da Fazenda e o Judiciário publica ações de coerção para desobstruir estradas sem o menor valor.


É sofrido

O que está pesando mesmo na greve é a vida dos milhares de caminhoneiros do país que levam o Brasil nas costas e sofrem com reajustes de combustíveis sem que os fretes aumentem. Não existe isso de um lado ser apenas o beneficiário. Os governos federal e estaduais, estes últimos cobrando ICMS como no caso da Bahia em 30% sobre os combustíveis, é quem estão lucrando; e os trabalhadores fuçando, morrendo nas estradas e sem conseguir pagar suas dívidas com combustíveis tão caros.


Sem resolver

O governo tardou em negociar mesmo sendo avisado e o caos se estabeleceu. Ninguém fala em aumentar os frentes, o que seria mais correto, e ficam só discutindo reduzir impostos de um lado (medida demagócia) e aumentar do outro para compensar.


Escassez pede cuidados

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) avisa que a população deve economizar água e usá-la de forma racional até que a entrega de produtos químicos e de combustível, prejudicada pelos bloqueios nas estradas do país desde 21 de maio, seja normalizada. Por causa da iminente escassez de produtos químicos para a produção de água tratada, a empresa recomenda moderação no consumo de água e priorização de usos. Também, por conta de escassez de combustível nos postos, a empresa está priorizando a realização de serviços de manutenção programados e emergenciais que sejam mais urgentes e inadiáveis.


Déficit

Com mais de 15 milhões de habitantes, dados do IBGE/2018, a Bahia ainda tem número de Defensores Públicos insuficiente, sobretudo no interior do Estado. Dos 417 municípios existentes, apenas 33 comarcas detêm profissionais atuando, mesmo havendo 114 aprovados no último concurso público do órgão, realizado em 2017, que ainda aguardam nomeação para assumir esses postos vagos. Esse déficit descumpre a Emenda Constitucional nº 80, que determina que toda comarca tenha, ao menos, um defensor público; além de causar prejuízos à população, que precisa se deslocar até a comarca mais próxima ou contratar advogados para resolver causas judiciais.


Oportunidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Salvador (SAMU) abre inscrição para o Processo Seletivo Simplificado de contratação de estagiários. No total, estão sendo oferecidas 10 vagas - oito para estudantes de medicina entre o 8º e 11º semestre; e outras duas para graduandos de enfermagem do 7º ao 9º semestre. A remuneração é de R$ 928,02 para uma jornada de 6 horas diárias. O processo será composto de três etapas: prova objetiva; entrevista e análise curricular. Os candidatos que não forem aprovados dentro do número de vagas figurarão no cadastro de reserva. As inscrições serão realizadas, exclusivamente via internet, até as 18h de 30 de maio de 2018. Para a inscrição, os interessados deverão acessar o site do Instituto Euvaldo Lodi - IEL no endereço eletrônico www.ielestagio.org.br.