Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Maluf

08 de janeiro de 2018 \\ Bastidores & Política


A Justiça do Distrito Federal determinou que o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) seja transferido para o Centro de Detenção Provisória do Distrito Federal, na Papuda. A decisão foi tomada logo após a defesa do deputado pedir à Vara de Execuções Penais do DF o cumprimento da pena em regime de prisão domiciliar em São Paulo em razão do estado de saúde de Maluf.

A defesa admitia a transferência do político para Brasília, onde também tem residência. “Ele estará bem alojado até a definição sobre a prisão domiciliar”, disse o Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. De acordo com o despacho judicial, Maluf ficará em um bloco destinado a presos idosos. Para o advogado, o local tem “condições razoáveis e é melhor do que o sistema prisional de São Paulo”.


Neto

O prefeito ACM Neto lançou, na tarde dessa quarta-feira (20), a versão impressa do Planejamento Estratégico 2017-2020 – Salvador, uma nova cidade para um novo tempo. Uma das marcas inovadoras da gestão de ACM Neto, o livro registra de forma detalhada, em um volume de 190 páginas, as prioridades da gestão, acompanhadas do orçamento, datas limites e marcos de entrega de cada projeto.A cerimônia de lançamento, realizada no Sheraton da Bahia Hotel, contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis, do chefe da Casa Civil, Luiz Carreira, do Chefe de Gabinete da Prefeitura, João Roma, dos secretários das diversas pastas municipais, além de lideranças da sociedade civil.


Orçamento

Com orçamento de R$ 4,1 bilhões, o planejamento detalha 100 metas e 101 projetos que darão suporte às propostas para o próximo quadriênio da gestão. Essas metas e projetos estão agrupados em sete eixos temáticos: Desenvolvimento Humano, Qualidade de Vida, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano e Econômico, Desenvolvimento de Serviços Urbanos, Sustentabilidade e Resiliência, e Desenvolvimento Institucional e Engajamento do Cidadão. A versão digital da publicação pode ser acessada no site oficial da Prefeitura. 


Emprego X desemprego

No mês de novembro, o contingente de ocupados elevou-se em 0,5%, sendo estimado em 1.484 mil pessoas. Segundo os setores de atividade econômica analisados, houve acréscimo na Indústria de transformação (0,9% ou 1 mil), no Comércio e reparação de veículos (0,7% ou 2 mil) e nos Serviços (0,5% ou 5 mil), enquanto declinou o contingente na Construção (-2,5% ou -3 mil). Segundo posição na ocupação, o contingente de trabalhadores assalariados elevou-se (0,6% ou 6 mil), devido ao aumento no setor público (4,5% ou 6 mil), já que o setor privado permaneceu estável. No setor privado, houve retração no número de empregados com carteira de trabalho assinada (-0,7% ou -5 mil) e aumento no daqueles sem registro em carteira (5,6% ou 5 mil). 


Dados

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulgou hoje as informações captadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, que mostram que a taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador permaneceu estável, ao passar de 23,7% para 23,8% da População Economicamente Ativa (PEA), entre outubro e novembro de 2017. Segundo suas componentes, também houve relativa estabilidade das taxas de desemprego aberto e oculto, que passaram de 16,7% para 16,8% e de 6,9% para 7,0%, respectivamente. A Pesquisa de Emprego e Desemprego é analisada pela SEI em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a Fundação Seade do Estado de São Paulo, a Secretaria de Trabalho do Estado da Bahia (SETRE), e conta com o apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador do Ministério do Trabalho.