Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Hora de investigar

16 de março de 2017 \\ Bastidores & Política

Passado o carnaval, o deputado Estadual Alan Sanches reforça que dará continuidade a busca pelas assinaturas da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito),do Hospital Ernesto Simões, que embora tenha passado por uma reforma há menos de um ano com objetivo de focar em cirurgias de alta complexidade, cirurgias vasculares, ortopédicas e oncológicas, encontra-se com o Centro Cirúrgico fechado não haver à mínima condição para realização de procedimentos, pois implicaria em risco para os profissionais de saúde e pacientes. Até agora, um total de 19 parlamentares assinou o documento. Para encaminhar o requerimento a Mesa são necessárias 21 assinaturas. 


Segue também o combate
Os trabalhos de combate a um incêndio que atingiu a Reserva Natural Serra das Almas, na Chapada Diamantina, continuam. Até o momento, foram lançados cerca de 20 homens, entre bombeiros militares e brigadistas, em pontos de maior relevância operacional. Onze bombeiros do município de Jequié foram integrados à equipe em Rio de Contas e auxilia a ação de combate no local.. Uma aeronave do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), atua em apoio utilizando o equipamento aéreo com Bambi Bucket, espécie de bolsa que transporta água para auxiliar no combate.


Um alento
O Brasil vive ainda sob intensa turbulência política especialmente depois do depoimento de Marcelo Odebrecht e diretores desta empresa no TSE, muitos desses políticos driblando a ética para tentarem livrar suas peles. Enquanto isso, na economia, uma notícia alentadora, sinais de recuperação da indústria de transformação - metalurgia, vestuário, calçados, etc - que voltou a gerar empregos no último mês de janeiro, com saldo líquido positivo de 17.501 postos. Desde março de 2015 esse setor vinha apresentando resultados mensais negativos. Em janeiro, 10 dos 12 subsetores, voltaram a crescer e a admitir operários. A Fiesp admite que a indústria voltou a contratar porque tem encomendas, o que significa dizer que o consumo das famílias voltou a crescer, e só em SP foram gerados 6.5 mil empregos na indústria paulistana.


Precisa de mais empregos
Ainda assim, em janeiro último, só as regiões Sul e Centro-Oeste geraram empregos. As demais perderam e o Nordeste foi a região que mais demitiu com 40.8 mil puxado por Pernambuco com 13 mil. A Bahia foi o estado do Nordeste que menos demitiu: só 145 pessoas de saldo positivo entre demissões e contratações. 


Falando nisso
 A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado visando a contratação por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para 2.483 professores da Educação Básica, Educação Básica no Campo e mais 215 vagas para professor Indígena. O processo seletivo também envolve 961 vagas para a função de técnico de nível médio/mediador para o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). As inscrições serão realizadas até 13 de março, exclusivamente no site (www.ibrae.com.br), ícone concursos. Informações também estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). 


Haja dinheiro
Depois das delações premiadas do CEO Marcelo Odebrecht, maior construtora do país, a gente chega a conclusão que o mais poderoso partido do Brasil não é o PT, nem o PSDB, que já estiveram no Palácio do Planalto, nem o PMDB que agora se encontra por lá, e sim o PO - Partido Odebrecht. É tanto dinheiro envolvido no domínio do poder que já perdemos a conta. Só nesta semana, Marcelo Odebrecht em depoimento a Justiçao disse ter doado R$ 150 milhões à chapa Dilma-Temer na eleição de 2014. Ele não precisou quanto desse valor foi de caixa dois ou propina. Parte desse valor foi contrapartida pela aprovação da medida provisória do Refis, que beneficiou o grupo. O ex-presidente da Odebrecht também confirmou um encontro com Temer para tratar de doações para o PMDB, mas disse não ter discutido valores com o então vice-presidente.