Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Segue o fogo

21 de dezembro de 2015 \\ Bastidores & Política

Segue o fogo

Áreas da Chapada Diamantina continuam sendo destruídas pelos focos de incêndios espalhados em vários municípios. De acordo com o Jornal da Chapada, brigadistas dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa) ficaram frustrados após reignição do incêndio em Ibicoara. Segundo o presidente da Cifa, Homero Vieira, eles conseguiram controlar o incêndio em Ibicoara, mas o fogo voltou após deixarem o trabalho de monitoramento, ação que seria feita sob orientação do coordenador estadual do Prevfogo, Denílson Oliveira. “Restava apenas o monitoramento da área, mas tivemos a notícia do reinício do fogo. Deixamos o local para atuar no fogo em Andaraí, onde ajudamos a debelar dois focos descontrolados em ilhas do Rio Paraguaçu, que queimou cerca de 90% de uma das ilhas”. Homero afirma que o fogo no Baixão, em Ibicoara, ameaça à comunidade local.


Reforço

Para reforçar o combate ao fogo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) contratou mais dois helicópteros, um deles começou a atuar na cidade de Jacobina ainda na tarde de ontem. Foram investidos, também pelo governo estadual, R$ 500 mil na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de combate ao fogo, como luvas, máscaras, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento. Uma parte do material foi entregue para brigadistas voluntários no grupamento do Corpo de Bombeiro de Lençóis.


Ficou revoltado

O deputado Targino Machado (DEM) disse na tribuna da Assembleia que a Assistência Militar da Casa, em nome da Mesa Diretora, agiu com "arrogância e truculência" espancando estudantes na área reservada à imprensa. Segundo Targino, o coronel PM Yuri deveria ser exonerado. Frisou: "Esse bezerro mamador deveria ser exonerado".



Posse

 Tomou posse o novo Superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para a Bahia. Advogado e Administrador de Empresas,  o novo superintendente regional Carlos Alexandre Silva Brandão assinou o termo de posse durante uma reunião de trabalho da Diret no auditório Hélio Reis, da sede regional, no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec). Substitui o também administrador de empresas Juvenal Maynart Cunha, que deixou o cargo em setembro – nesse período a Superintendência foi ocupada interinamente pelo agrônomo  Sérgio Murilo, recém-indicado para a Diretoria Geral. Murilo parabenizou o novo Superintendente, lembrando que a sua gestão deverá ser pautada numa construção coletiva das decisões, compartilhada com o corpo de funcionários que estará à sua disposição. “Também  estarei à disposição na Diret, para que o senhor possa ter sucesso em sua gestão”, declarou, fazendo questão de falar na condição de diretor indicado.


Ser ou não ser

O PSB da Bahia segue na condição de ser ou não ser. Desde que o partido decidiu apoiar o governo Rui Costa abandonando o projeto da terceira-via após o insucesso da senadora Lídice da Mata, nas urnas, em 2014, e conseguiu alguns cargos na administração estadual, o PSB 'morde e assopra'. Segue com Rui, vota com os projetos do governo na Assembleia Legislativa em regime de urgência e sem debates, e aguarda uma decisão nacional sobre como se posicionar perante o impeachment da presidente Dilma, em curso.


Celebração

Os 10 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foram celebrados em Sessão Especial que foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia.  Com o tema "SUAS: seus fundamentos, avanços e desafios", a sessão objetivou ainda discutir ações para conquistar melhores condições de trabalho e reconhecimento para os profissionais da assistência social. O evento reuniu usuários do sistema, profissionais da assistência social, membros dos Colegiados Nacional e Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, além de representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado, do Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS e do Sindicato dos Assistentes Sociais.