Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Admitiu

30 de novembro de 2015 \\ Bastidores & Política

Admitiu

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto, PT, admitiu que o Poder Executivo ainda vai mandar novos projetos de lei até o final da legislatura, em regime de urgência, para tentar equacionar suas finanças diante da crise da economia brasileira. O parlamentar não sabe quais são esses novos projetos, mas, atesta que virão. Sem acordo de lideranças, a base governista vota o PL que sobresta a pauta e majora as tarifas das licenças ambientais no território baiano. Essa matéria já vem se arrastando há algum tempo e precisa ser votada para que novos projetos sejam apreciados na Casa. Também nesta quarta, o líder pôs em votação o regime de urgência para o PL que modifica as alíquotas do ICM de alguns produtos de 17% para 18% e 25%.


Debater o respeito

Com o objetivo de debater a respeito do atual momento do mercado de abastecimento na Bahia, a ASDAB (Associação dos Distribuidores e Atacadistas da Bahia) reuniu políticos e empresários, no Hotel Fiesta. O evento marcou a conclusão do programa Asdab na Estrada, por meio do qual a entidade percorreu várias cidades do estado com o intuito de difundir o associativismo e a cadeia de abastecimento. A ASDAB hoje conta com 600 associados e representa um setor que responde por 2% do PIB da Bahia e gera mais de 500 mil empregos. Entre as conquistas que serão comemoradas na conclusão do programa Asdab na Estrada está a maior interação entre empresários associados e o compromisso que estes agentes de distribuição demonstraram em trabalhar para que a Bahia avance no sentido de retroalimentar o próprio mercado, sem priorizar fontes externas.


Estudantes

Durante o 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, que será realizado nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador, os  visitantes poderão participar de várias oficinas, conhecer o memorial e as diversas atividades desenvolvidas pelos alfabetizandos do Programa Todos pela Alfabetização (Topa).


Contingente

 A taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – aumentou de 56,1% para 56,6%, no período em análise. No mês de outubro, o contingente de ocupados cresceu 1,0%, ao passar de 1.472 mil para 1.487 mil pessoas. Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, houve redução do nível de ocupação na Indústria de transformação (4 mil ou 3,5%) e no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (4 mil ou 1,4%), aumento no setor de Serviços (19 mil ou 2,1%) e relativa estabilidade na Construção (1 mil ou 0,8%). 


Decisão

A decisão do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, em constituir uma comissão de deputados estaduais com o objetivo de dar um parecer inicial sobre a extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ou a sua permanência está gerando polêmica e criando expectativas e apreensões. Nilo diz que existe um sentimento da sociedade em relação ao papel do TCM e seguirá o desejo manifesto do parlamnento. "Havendo uma sinalização de que matéria deve ser analisada com mais profundidade e ir a plenário para votação, colocarei na ordem do dia".


Parabenizou

O Deputado Herzem Gusmão (PMDB) exaltou o aniversário de Vitória da Conquista e os ganhos históricos do município, mas salientou que, na atualidade, não tem prestigio sequer para concluir as obras de um aeroporto e a violência campeia.