Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Dias de terror

14 de novembro de 2015 \\ Bastidores & Política


Salvador viveu seu dia de cão em quatro bairros - Santa Mônica, Pero Vaz, Liberdade e IAPI - que enfrentaram toque de recolher, fechamento de escolas e de casas comerciais, pânico, medo, tudo por ordem de bandidos. A situação está sob relativo controle da PM, mas, certamente pouca gente continua saindo de casa. O secretário da Segurança, Mauricio Barbosa, está em Brasília e reconhece que a situação é delicada e o governo federal tem que investir mais na Segurança. A onda de terror na região começou quando guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) e da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Liberdade) foram recebidas a tiros por cerca de 20 homens. Dois criminosos foram atingidos pelos disparos e um deles morreu.


Dados

Em audiência pública no Senado, o secretário Mauricio Barbosa, falando sobre a segurança de uma forma geral disse que “nossas ações de prevenção social foram direcionadas para a população que mais mata e que mais morre na Bahia [adolescentes e jovens de 12 a 29 anos]”. Dados da SSP apontam o tráfico de drogas como fator determinante para o aumento da violência. De acordo com o secretário, 60% dos homicídios ocorridos em 2014 estão ligados ao tráfico e vitimaram justamente baianos dessa faixa etária. Essa é uma realidade não só de 2014, mas dos últimos oito anos. 



Criado

 Criada a partir de uma articulação da deputada federal Moema Gramacho (PT/BA), que teve a assinatura de 196 Deputados Federais e seis Senadores, foi lançada no Plenário 16 – Zezéu Ribeiro – da Câmara dos Deputados em Brasília (DF), a Frente Parlamentar Mista dos Consórcios Públicos. Durante o evento, ficou decidida a criação do site da Frente que terá como objetivo principal a socialização das experiências positivas do projeto. Também foi proposta uma mobilização com todos os consórcios do país para contribuir na troca de ideias e propostas.


Resultados

Uma importante solicitação dos moradores da microrregião de Irecê começa a ser atendida. A recuperação de 209 quilômetros de extensão da BA-052, mais conhecida como Estrada do Feijão, teve aviso de licitação divulgado no Diário Oficial do estado. Os serviços de manutenção e conservação do entroncamento da BR-116 até o povoado de Porto Feliz, em Piritiba, correspondem a quase 50% de toda a rodovia. Para melhorar a trafegabilidade nesse importante eixo de escoamento de grãos na Bahia, as intervenções foram solicitadas. Segundo o secretário da Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, a estimativa de investimentos nesta obra é de R$ 11 milhões. 



Defesa das águas

Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, o líder do PMDB Pedro Tavares saiu em defesa dos rios e nascentes da região Oeste da Bahia. Há dias, cerca de cinco mil moradores da cidade de Correntina foram às ruas para pedir fiscalização na autorização de poços artesianos de grande vazão. Eles relatam que está ocorrendo um uso desenfreado da água para projetos agrícolas e que a construção dos poços está impactando negativamente nos rios da região.


Desdobramentos da seca

Equipes de brigadistas de empresas que operam nos terminais do Porto de Aratu foram mobilizadas para apagar um incêndio ocorrido no bambuzal do local denominado de Prainha, situado na área do porto-indústria. O fogo, que teria sido provocado por crianças que frequentavam a praia, começou por volta das 11h50, foi debelado com a realização do rescaldo para prevenção do surgimento de novos focos.