Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Bastidores

09 de setembro de 2015 \\ Bastidores & Política

Teve repercusão

Crime com enorme repercussão na sociedade e nas casas legislativas da Bahia e de Salvador, o assassinato da estudante de medicina, Marianna Teles, 22. A Polícia já desvendou-o e prendeu o bandido. A Secretaria da Segurança Pública apresentou Gilmário Alves dos Santos, 22 anos, autor do latrocínio. Por coincidência, Gilmário tem a mesma idade de Marianna, um jovem ainda a começar a vida adulta. Equipes do Grupo de Apreensão e Captura (Grac) do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da 1ª Delegacia de Homicídios (Atlântico), da 9ª Delegacia Territorial (Boca do Rio) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) prenderam o criminoso na localidade do Inferninho, Boca do Rio.

 

Perdeu

Carlos Martins, atual secretário de estado, perdeu a eleição para prefeito de Candeias para o sargento Francisco. Agora, diz-se que é um dos nomes sondados pelo PT para candidatar-se no enfrentamento a ACM Neto.Ah, a deputada Luiza Maia (PT) está injuriada com a Receita Federal que transferiu a sede da delegacia de Camaçari para Lauro de Freitas. Maia diz que é um "desrespeito com Camaçari".

 

Chateado também

 O deputado Eduardo Salles (PP) está injuriado é com o secretário da Fazenda, Manoel Vitório, o qual aplicou uma alíquota de mais 4% aos fertilizantes. Salles diz que a comida vai chegar mais cara nas mesas dos baianos. Diz que vai tentar reverter a situação.

 

Perdido

 Os alunos da UFBA perderam o ano de 2015. Os professores estão em greve há 100 dias e teimam em não voltar às aulas, mesmo sabendo que o governo federal não vai atendê-los em nada. O quadro é desalentador. Ainda assim, todo final do mês, eles recebem seus salários. Fosse na iniciativa privada todos já teriam sido demitidos.

 

 

Dilma

A presidente Dilma Rousseff reúne-se no Palácio da Alvorada, neste final de semana com os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. A reunião foi convocada pela presidente para discutir detalhes relacionados ao projeto do Orçamento de 2016 e à possível volta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que pode estar prevista no texto. O governo enviou ao Congresso Nacional a proposta de Orçamento para o próximo ano. A entrega foi feita por Barbosa ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O documento – chamado Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) – apresenta estimativas para a arrecadação do governo no ano que vem e fixa os gastos que o governo quer fazer com esses recursos. O texto também apresenta previsão do salário mínimo e as perspectivas para o crescimento da economia e para a inflação.

 

Retraiu

No segundo trimestre de 2015 a atividade econômica baiana registrou retração de 0,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2015. No entanto, comparando-se com o desempenho da economia brasileira, a retração da Bahia foi mais suave visto que, no mesmo período de análise, o PIB brasileiro recuou 1,9%. Já na comparação com o mesmo trimestre de 2014, o PIB baiano recuou 1,9% enquanto o brasileiro registrou retração de 2,6%. No primeiro semestre de 2015 a economia baiana registra queda de 1,5% em relação ao primeiro semestre de 2014.

 

 

Tem se destacado

Mais uma vez, a Bahia demonstra a sua superioridade no mercado de geração de energia renovável, com a venda de 12 projetos de energia solar e um total de 324,8 megawatts (MW), o que representa um acréscimo de R$ 1,5 bilhão no setor de energia renovável. O 1º LER 2015 (Leilão de Energia de Reserva) aconteceu e terá início do suprimento em 1º de agosto de 2017.