Bastidores & Política

Bastidores & Política

Azevedo Júnior

Dose

18 de agosto de 2015 \\ Bastidores & Política


Com toda a crise que se fala no Brasil, aperto de cinto que o furo está no último buraco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, anunciou que enviará ao Congresso uma nova proposta de reajuste salarial para os servidores do Judiciário, em greve desde junho. Após reunião com os demais ministros, informou que irá levar à categoria um aumento de 41,47% – negociado com o Executivo – sobre o salário do cargo efetivo do servidor (que não corresponde ao total da remuneração, que pode incluir adicionais, gratificações e valores acrescidos por funções de chefia, por exemplo). Em junho, o Senado aprovou reajuste que variava de 53% a 78,5%, de acordo com o cargo, a ser pago em seis parcelas até 2017, mas a presidente Dilma Rousseff vetou.


Falando nisso


Em  junho de 2015, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador  (IMEC-SSA) caiu 1,6% frente ao mês anterior, na série livre de  influências sazonais. Seguindo  a mesma tendência, o indicador apontou variação negativa (-1,4%) quando  comparado com o mês de junho de 2014. O resultado desfavorável  apresentado pelo indicador aponta para uma desaceleração da atividade  econômica influenciada, principalmente, pela paralisação dos professores  das universidades estaduais e federais; além do arrefecimento da  atividade do comércio, mercado de trabalho e expectativa do consumidor. O  índice acumulou no ano e nos últimos 12 meses variações positivas de  1,3% e 2,9%, respectivamente.


Lançado

O governo baiano lançou no Bahia Othon Palace, o Plano Safra da Agricultura Familiar e Plano Safra da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura 2015/2016. Participaram do evento o governador Rui Costa e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, que atenderam a imprensa antes do início do evento. Serão disponibilizados R$ 1,5 bilhão para a agricultura familiar e R$ 5,5 bilhões para o financiamento da pecuária e agricultura no estado. Durante o evento também foram formalizados os acordos entre governos Federal e Estadual para execução do Plano Safra, lançamento de editais do programa Bahia Produtiva, decreto de adesão ao Garantia Safra, dentre outros.


Investigar

 A CPI dos Fundos de Pensão terá como principal objetivo apurar as aplicações incorretas e fraudulentas e os desvios de recursos de fundos de previdências complementar de funcionários de estatais e servidores  públicos que resultaram em vultosos prejuízos aos participantes e ao erário público. O foco dos trabalhos será o período de governos petistas, de 2003 a 2015.


Ficou claro

Na entrevista que o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, deu à imprensa ficou evidente que o parlamentar vai concorrer mais uma vez à presidência da Casa, em 2017, ocupar também a presidência do PL estadual, constituir uma bancada de 9 deputados estaduais (5 serão egressos do PDT e fala-se mais 1 do PMDB, 1 do PSL, 1 do PSL e 1 do PRP) e uma base política no interior com 57 prefeitos. Com isso, entende que terá chances de integrar a chapa Rui 2018 que possuirá 4 vagas: a de governador, a de vice e de dois senadores.


Também ficou claro

Marcelo, no entanto, não desistiu do seu plano original de ser governador da Bahia. Admite que, em 2018, não tem como, pois, em sendo Rui governador a vaga é dele e o apoiará. Não fala explicitamente que deseja uma das vagas ao Senado, mas, avalia e admite, que, se em 2014, não pretendia morar em Brasilia e sim no Palácio de Ondina, agora, topa morar no Planalto Central. Ou seja, ser senador. Como a Câmara Alta só tem 81 senadores será mais fácil aparecer, diferente do que acontece na Câmara dos Deputados.