Desembarque

04 de abril de 2016 \\ Almanaque Baiano

Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Salmos 32:3.


"Não adianta hipocrisia, todos os partidos, todos os políticos foram financiados pelas empresas". Rui Costa - governador da Bahia ao justificar lista da Odebrecht.


Desembarque

E o PMDB desembarcou do governo federal. O desembarque foi rápido, menos de 5 minutos, o embarque demorou muito tempo. Para construir alianças políticas, haja tempo, para desconstruir é rápido. Quem ganha com isso os pequenos partidos, chamados de “nanicos”, que podem ter Ministérios e cargos federais à disposição (mais de seiscentos cargos) , à exemplo do PR e o PP, esse pode ampliar mais espaços na Esplanada. É preciso avaliar se o PMDB vai levar vantagem nessa tomada de posição. O Planalto trabalha para conquistar votos de parlamentares indecisos e que gostam de obter vantagens “cargos” e conseguir apoio para barrar o impeachment.


Espaço

Os deputados Alan Sanches (DEM) e Rogério Andrade (PSD), disputam espaço político, no município de Santo Antonio de Jesus, ambos andaram se estranhando (palavras) no plenário da Assembleia Legislativa, segunda-feira (21/3). Em entrevista a uma emissora de rádio local, Rogério acusou Sanches de montar acampamento em Santo Antonio de Jesus em período eleitoral. Por sua vez Sanches citou que eleitores chamam Andrade de “carimbo, aproveitador”, isto porque Andrade já pertenceu aos dois grupos político local, o Jacu e o Beija-Flor. O ano eleitoral (2016) promete muito. Sanches apoia o grupo do atual prefeito Humberto Leite que deixou o PDT e se filiou ao DEM, articulado por Alan e é candidato à reeleição, contra o deputado estadual Rogério Andrade (PSD), partido da base governista.


Impeachment

Enquanto a comissão especial do Impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff (PT) trabalha na Câmara Federal, deputados baianos saem em defesa da presidenta. O deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) afirmou terça-feira (22/3) no plenário da Assembleia Legislativa, que Dilma tem mais de 170 votos, totalidade que garante a interrupção do processo de impedimento.  


Poluição Ambiental

O deputado estadual Hildécio Meireles (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa, um projeto de lei, que propõe a coleta, tratamento e reciclagem de óleo de origem animal e vegetal. O projeto tem como finalidade, diminuir a poluição ambiental, os solos e das águas provocadas pelo lançamento de óleo e gordura em rede de coleta de esgoto e de drenagem pluvial.


Previdência sustentável



O deputado Arthur Maia (PPS/BA) foi indicado para presidir a Comissão Especial sobre a Reforma da Previdência Social, instalada terça-feira (22) na Câmara dos Deputados, e disse que se este é o assunto mais importante no que diz respeito à economia e à assistência social brasileira a longo prazo. Para ele, “não existe possibilidade, do ponto de vista matemático, de que o atual sistema, em permanecendo como está, não venha a trazer, a médio prazo, uma situação de absoluta insolvência da previdência social no Brasil”. “Há um consenso entre todos aqueles que se aprofundaram nessa matéria: o Brasil está cultivando uma bomba-relógio”, afirmou.



Lídice se mantém na base de Rui


A senadora Lídice da Mata (PSB) afirmou terça-feira (22/3) que sua relação com o governador Rui Costa (PT) é a melhor possível e que o seu partido, o qual é presidente na Bahia, caminhará como aliado do Palácio de Ondina nas Eleições de 2016.

A parlamentar disse que não são verdadeiros os boatos que circulam no interior do Estado de que estaria rompendo com Rui. Para Lídice, partidos adversários estão incomodados com a força que o PSB tem demonstrado em diversos municípios e assim tentando desqualifica-lo.

Sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, a senadora reafirmou em Feira de Santana que permanece contrária ao processo, pois até o momento não foi comprovado a execução de nenhum crime por parte da chefe do Executivo Nacional.


Almanaque Baiano