Presidente

07 de março de 2016 \\ Almanaque Baiano

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Romanos 9:16


“Que ele coloque a justiça acima das paixões políticas e partidárias”, do governador Rui Costa (PT) no evento do PSL se referindo ao novo ministro da justiça Wellington Lima.


Presidente

O deputado Adolfo Menezes (PSD), assumiu a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia em caráter interino até o dia 15. O deputado Marcelo Nilo se ausentou do país (4), fazendo parte da comitiva do governador Rui Costa (PT), à China. Durante esse período Meneses vai manter a sua discrição, atendendo em seu gabinete e só ocupará o gabinete da presidência em ato protocolar.


Demissão


Para blindar o ex-presidente Lula na Lava Jato, Dilma acertou a demissão do diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, no cargo desde 2011. Para evitar desgaste e acusações de tentar interferir nas investigações, Dilma vai mantê-lo por mais dois meses. Depois, o novo ministro da Justiça, Wellington César, deve nomear o atual secretário da Segurança da Bahia, Maurício Teles Barbosa. (Cláudio Humberto)


Costa quente


Maurício Teles também é vinculado ao ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, autor da indicação do novo ministro da Justiça. (Cláudio Humberto)


Cancelamento


Com o cancelamento da posse de Wellington César Lima e Silva pela juíza federal Solange Salgado (DF), agora é aguardar a manifestação da presidenta Dilma Rousseff (PT), através da Advocacia Geral da União, aos Tribunais Superiores para manter ou não o convidado do ministro Wagner para a pasta da Justiça.


Nunca antes…

…na história deste País, um ex-presidente foi conduzido sob vara, à força, para depor sobre acusação de corrupção e lavagem de dinheiro. (Cláudio Humberto)


Operação Aletheia


Enquanto o governo montava o quebra cabeça para blindar membros do PT, após as denúncias do Senador Delcidio do Amaral, a Força Tarefa da operação Lava Jato, estava muito na frente. E não deu outra, na manhã de sexta-feira (4) foi deflagrada a 24ª fase, batizada de Operação Aletheia que levou o ex-presidente Lula para depor coercitivamente, diz ter “evidências” de que ele recebeu valores desviados da Petrobrás.



PSL – Forte


O Partido Social Liberal (PSL) ganhou reforço político na manhã de quinta-feira (3). A partir de agora deixa de ser chamado de (Nanico) e passa a ser chamado de “A nova força política da Bahia”. Se filiaram ao partido os deputados  Marcelo Nilo, Euclides Fernandes, Jurandi Oliveira, Reinaldo Braga, Paulo Câmera,  Alan Castro e o Secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) Nestor Duarte. O partido na Bahia, só tinha um deputado estadual, Nelson Leal.  


Migração


O primeiro a usar da palavra na festa de filiação foi o deputado Euclides Fernandes, líder do partido. Em sua fala deixou claro que seu partido anterior o PDT, não oferecia segurança, isto é havia dúvidas de seus filiados, quanto à eleição municipal desse ano. Por esse motivo, ele e os demais migraram para o atual partido. “Agora não sou mais 12 e sim 17” se referindo ao numero do partido.


Presidência

Por sua vez Marcelo Nilo, assumiu a presidência da agremiação no lugar do ex-presidente Antonio Olimpio, conhecido popularmente como Toninho.

Em seu pronunciamento Nilo fez uma trajetória de sua vida política, seu primeiro partido foi o PSDB e teve sua ficha abonada pelo ex-governador de São Paulo, Mário Covas (falecido), e permaneceu por 19 anos fiel aos Tucanos. Do PSDB, ingressou no PDT e agora no PSL. Nilo e os novos integrantes tem uma nova tarefa, crescer o partido na Bahia através de filiação de novos membros, e atrair novos prefeitos e vereadores a partir de janeiro de 2017.


Almanaque Baiano