Cartão Vermelho

24 de fevereiro de 2016 \\ Almanaque Baiano

“A minha alma disse ao Senhor: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença. Salmos 16:2

"O governo da Bahia (Rui Costa-PT) tem a marca de enganar o povo da Bahia e aos deputados”, do deputado Sildevan Nóbrega (PRP), com referência as emendas impositivas. 

Cartão Vermelho
A rede Globo de Televisão recebeu cartão vermelho, do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa terça-feira (16), Pinto disse que a Globo vem fomentando em seus telejornais, a ida do ex-presidente Lula ao sitio em Atibaia, hoje fruto de investigação pela Policia Federal.

Idade
Idade mínima é de 40 anos para ingressar na Policia Militar da Bahia (PM/BA). Esse é um projeto de lei (PL) apresentado quarta-feira (17) na Assembleia Legislativa da Bahia, pelo deputado Targino Machado (DEM), que regulamenta a idade máxima do cidadão (ã). O PL tem como objetivo estender o tempo limite que ora é de 30 anos segundo a Lei atual 7.990 de 27 de dezembro de 2011.

Comissões
As comissões temáticas da Assembleia Legislativa da Bahia devem ser constituídas até quinta-feira (25). Nomes não faltam para preencherem os cargos. A disputa é grande. Sem a formação das comissões os projetos do executivo, legislativo e judiciário não tramitam na casa. No momento é conviver com os discursos dos parlamentares. 

Queda

O ex-diretor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), Mauricio Bacelar, foi exonerado do cargo. Para seu lugar foi nomeado o auditor fiscal do estado Lúcio Gomes, especialista em administração pública, finanças e planejamento de cidades. O ex-diretor (Mauricio) vinha desempenhando sua função na autarquia, mas não era do agrado dos membros do PTN, partido que lhe indicara para o cargo. Um dos membros da agremiação o deputado Alex Lima nega que teve interferência na saída de Bacelar do cargo. Outros parlamentares afirmam que Lima pesou nessa decisão do governador Rui Costa (PT).
Bacelar também entrou em atrito com membros de sua família que fazem parte do PTN, e esse descontentamento trouxe prejuízo ao próprio ex-diretor. Lima afirmou, que o partido tem nomes de qualidade que pode dar continuidade ao trabalho desenvolvido.


Queda II

Outra análise feita por políticos ligados a Lima, Bacelar vinha minando suas bases eleitorais, vez que ele (Mauricio)  tinha pretensão de ser candidato a deputado a estadual num futuro breve, uma vez que concorreu a Prefeitura de Camaçari, não se elegeu  e foi bem votado, e aspirava um voo mais alto na política. O certo é que não agradou seus companheiros de partido, abraçou um projeto pessoal e o resultado foi sua queda na direção do Detran-Ba. 

Responsabilidade

O deputado Adolfo Menezes (PSD) está preocupado com o desemprego no país, segundo o parlamentar a nação tem mais de 200 milhões de habitantes, mais de 100 mil empresas fechadas, a inflação galopante e os partidos políticos (deputados) devem se preocupar, com as reformas tributárias, trabalhistas, política, para que o país volte a desenvolver e absorver essa mão de obra que está obsoleta. “Eles (políticos) sabem o que querem, o que falta é responsabilidade dos políticos brasileiros”.

Transporte Público
Já é lei municipal a reserva de assentos (deficientes, gestantes, pessoas especiais) nos transportes coletivos em Salvador. O deputado Adolfo Viana (PSDB), apresentou um Projeto de Lei que torna livre todos os assentos constantes nos veículos de transporte público coletivo, no âmbito do Estado da Bahia, para beneficiar os usuários portadores de qualquer deficiência. Segundo o parlamentar, ”os assentos já disponibilizados não são suficientes para acomodar as pessoas que possuem tal prerrogativa, em especial nos horários em que se verifica um maior fluxo de usuários do transporte público coletivo.”

Almanaque Baiano